domingo

COVARDIA!! EDUCADORES EM GREVE SÃO ESPANCADOS PELA POLÍCIA NA CÂMARA MUNICIPAL

Revoltante. No mínimo. É dessa forma que descrevo o que presenciei ontem a noite, na Cinelândia. Na tentativa de oferecer apoio aos profissionais da educação que valentemente ocupavam a Câmara Municipal, diante de nova tentativa de desocupação (a primeira foi na noite de quinta-feira), todos os demais profissionais e amigos que lá estavam testemunharam mais um episódio da truculência desmedida da polícia militar contra cidadãos desarmados.

Diretores do Sepe e representantes da categoria revezavam-se na guarda de dois portões, nas ruas Alcindo Guanabara e Evaristo da Veiga. A PM se dividiu entre as duas entradas, com uma concentração maior pela Evaristo, que tinha um número menor de companheiros na vigilância. Nesse momento, oficiais da PM negociavam com os ocupantes, na companhia dos advogados do Sepe e dos vereadores Reimont e Jefferson Moura. Pessoas com mochilas eram revistadas pelos policiais.


 Por volta das 22:00, um grupo de PMs rapidamente ocupou a frente do portão da rua Evaristo da Veiga, havendo um início de confusão, com bastante spray de pimenta sendo expelido. Muitos profissionais da educação correram para lá, com diretores do Sepe, e formaram um cordão de isolamento à frente dos PMs que bloqueavam o portão. Todos muito tensos, quando mais policiais chegaram e forçaram o bloqueio dos professores. Houve agressões explícitas dos policiais, que alguns companheiros revidaram. Nesse momento, três companheiros, sendo que uma era mulher, foram arrastados pelos PMs e sumariamente agredidos.











Vi companheiros e companheiras sendo ESPANCADOS covardemente pela polícia, com o Choque avançando pela lateral, nuvens de gás de pimenta sufocando a todos. Muitos companheiros, em face do iminente avanço do Choque, sentaram ou deitaram na pista.

 




 Infelizmente, em vão. Bombas de "efeito moral" foram lançadas e nos dispersaram. A Câmara foi invadida. Quando os companheiros ocupantes saíram, entre aplausos, choro e cânticos, ouvimos diversos relatos da truculência policial no interior da Câmara - gás, balas de borracha e teaser elétrico contra nossos colegas. É dessa forma que somos tratados pelos governos municipal e estadual!


Dois companheiros receberam voz de prisão e foram levados à 5ª DP, na Lapa. Fomos em passeata até lá, para exigir a soltura dos professores detidos arbitrariamente. Graças à intervenção do jurídico e diretoria do Sepe, e à pressão de todos os que foram à DP, os companheiros Gustavo e Ércio foram liberados, já na madrugada de hoje.

Basta de autoritarismo e violência policial! É imperativo que o governo municipal e sua liderança na Câmara assumam a responsabilidade pelo episódio bárbaro ocorrido ontem, e que reinstalem as negociações do Plano de Cargos e Carreiras, dessa vez com garantia de participação dos representantes da categoria!

E amanhã, escolas fechadas em todo o município, em luto pela covarde agressão de educadores!!!



Nenhum comentário: