terça-feira

Vamos nos conhecer?

                     Sou Elaine Pernambuco, 32 anos, Mestre em Teatro, Professora de Artes Cênicas, Coord. Político-Pedagógica e Atriz. Inquieta e em busca de uma educação e uma arte transformadora.Vamos lá? Sempre na luta!
http://elainepernambuco.blogspot.com

sábado

Relações Étnico-Raciais na Educação


   Quando falamos em desenvolvimento no currículo, muitas pessoas questionam a pertinência da discussão alegando que ao fazer um estudo das etnias e dessas relações já estamos discriminando ou privilegiando um determinado grupo. Trata-se de um equivoco ingênuo visto que quanto mais nos apropriamos de uma discussão mais desmistificamos pré-concepções que fazemos a cerca do assunto.

Escamotear o debate sobre as relações étnico-raciais na educação é se posicionar de forma omissa em relação ao preconceito e discriminação racial presentes na sociedade.

Educação do Campo

No dia 12/05/10 estiveram reunidos no espaço onda verde as escolas de campo do município de Nova Iguaçu através de seus representantes: diretores, estagiários, estudantes, professores, pais e mães dos estudantes e a comunidade escolar. Neste dia recebemos a visita dos professores da UFRJ, que socializariam seus projetos e pesquisas em Educação do Campo, a Secretária de Educação de Nova Iguaçu e representantes da SECAD/ MEC . Os movimentos sociais organizados também estiveram presentes como MST, e representantes de assentamentos e acampamentos da região. O encontro foi muito rico e provocador no sentido da reflexão sobre a falta de políticas públicas para a educação no campo.

domingo

Cultura

 * (Postado em 08/08/11) - A noiva de Gonzagao
  




















  











* (Postado em 23/07/2011) - Concerto de Música de Câmara




* (Postado em 29/06/2011) -  Teatro gratuito em Nova Iguaçu
Local: Espaço Cultural Silvio Monteiro Dia : 02/07 17h e Dia : 03/07 18h
Informações: (21) 2667  - 2157


* (Postado em 28/06/2011) - OI KABUM! Escola de Arte e Tecnologia


Estão abertas as inscrições para a segunda turma da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia do Rio de Janeiro.
Serão selecionados 90 jovens, entre 16 e 21 anos de idade, para estudar Arte Digital, Computação Gráfica, Design Gráfico, Design Sonoro, História da Arte e Tecnologia, Fotografia, Oficina da Palavra, Vídeo e Web Design. O curso é gratuito e dura 18 meses, com aulas diárias de 8h às 12h.

Os interessados podem se inscrever pelo site http://www.oifuturo.org.br/, até o dia 4 de julho de 2011.

A Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia do Rio de Janeiro é um projeto do Oi Futuro realizado, no Rio de Janeiro, em parceria com o CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular (http://www.cecip.org.br/).
Critérios de seleção
São elegíveis jovens que tenham interesse em arte, tecnologia e atuação comunitária, com noções básicas do uso de computador. É preciso estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio em escola da rede pública. Também podem participar alunos com bolsa de estudo integral em escolas particulares. Os candidatos têm que residir no município do Rio de Janeiro e ser de família com renda de até 1 salário mínimo por pessoa.
Etapas da seleção
* 1ª Fase: Online. Preencher, no site http://www.oifuturo.org.br/, formulário e questionário - disponíveis de 21 de junho a 4 de julho.
* Divulgação do Resultado da 1ª Fase: de 8 a 11 de julho.
* 2ª Fase: Atividades presenciais, na sede da Oi Kabum! (Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema). De 12 a 19 de julho.

* Divulgação do Resultado Final: 25 de julho de 2011.

* (Postado em 30/05/2011) - ARTEFORUM


* (Postado em 30/04/2011) - Programação do SESC Nova Iguaçu para Abril/Maio


FALA SÉRIO! NAS ESCOLAS
Leva às escolas da rede pública da Baixada Fluminense, discussão de temas variados a partir da exibição de curta, média e longa mteragens. Após as exibições, debate sobre o tema com profissional convidado.
15 e 29/4, 6as, 9h e 14h. Grátis. [14 anos] Sesc Nova Iguaçu
 
Literatura - cursos e oficinas
TECENDO TEXTO COM COERÊNCIA E COESÃO
A arte de escrever a partir de técnicas para criação de textos, leitura em grupo e individual além de narração de histórias. Com o professor Nicolau Salerno.
20/5, 10h. Grátis. [14 anos] Sesc Nova Iguaçu


CIRCUITO LITERÁRIO
Vida e obra do escritor Manuel Bandeira.
Mostra literária sobre a vida e a obra de Daniel Munduruku, índio nascido em Belém-PA, na aldeia Maracanã. Professor, escritor e formado em Filosofia, Daniel dedica-se a escrever livros para crianças e jovens transmitindo, sem estereótipos, a verdadeira realidade do índio brasileiro. Conquistou menção honrosa no Prêmio Literatura para Crianças e Jovens. 15 a 30/4, 3a a domingo, 8h às 16h30. Grátis. [livre] Sesc Nova Iguaçu


6º CIRCUITO MIX DE ESQUETES
Dar visibilidade às composições artísticas, difundir as produções sociais e a discussão em torno das artes cênicas além de promover o intercâmbio entre grupos da Baixada Fluminense.
.13 e 20/5, 19h30;
15, 21 e 22/5, 19h. R$ 3 (comerciários), R$ 6 (estudantes, idosos), R$ 12. [12 anos] Sesc Nova Iguaçu


* (Postado em 06/03/2011) - Programação das Escolas de Samba na Via Light

Sábado 07/03:
20:00 – Afoxé Maxambomba
21:00 – Trem da Harmonia
22:00 – GRES Arrastão da Lagoinha
Domingo 08/03:
21:00 – Tupi de Austin
22:15 – Acadêmicos do Boi
23:30 – Esperança do Amanhã
00:45 – Indep. Nova América
02:00 – Unidos de Santa Rita
Segunda-feira 09/03:
21:00 – Acadêmicos de Nova Brasília
22:15 – Unidos dos Bandeirantes
23:30 – Império de Cabuçu
00:45 – Império da Uva
02:00 – Unidos de Santa Cecília
Terça-feira 10/03:
20:00 – Flor de Iguaçu
21:15 – Unidos de Três Corações
22:30 – Palmeirinha
23:45 – Imperatriz Iguaçuana


* (Postado em 06/03/2011) - Programação do Sesc Nova Iguaçu para o Carnaval


 SESC Nova Iguaçu preparou uma série de atividades gratuitas para os dias de Carnaval, entre 5 e 8 de março. Personagens, danças populares, ritmos, arte, brinquedos, brincadeiras, contação de histórias, oficina de máscaras, jogos de salão, oficina de customização, dinâmicas, oficina de adereços, marchinhas, entre outras, estão incluídas na programação para toda a família. Durante os dias de folia, a unidade vai funcionar de sábado a terça-feira, das 8h às 17h. Na Quarta-feira de Cinzas, o Sesc Nova Iguaçu estará fechado ao público.


Serviço:


5/3, 10:00 às 16:00
Oficina de máscara com EVA (emborrachado)
Oficina de brinco com penas coloridas


5 a 8/3, 12:00 às 17:00
Brinquedos – Máquina de dança, tobogã e pula-pula.


5 e 6/3, 13:00 às 16:00
Intervenção com brincadeiras e dinâmicas sobre coleta coletiva


6/3, 10:00 às 16:00
Oficina de máscara com EVA (emborrachado)


7/3, 10:00 às 16:00
Oficina de cordão com contas de madeira
Oficina de máscara com EVA (emborrachado)


7/3, 13:00 às 16:30
Contação de histórias sobre o Carnaval
Oficina de máscaras
Oficina de danças populares (frevo, coco e maracatu)


8/3, 10:00 às 16:00
Oficina de pulseira com miçangas e pingente


8/3, 13:00 às 16:00
Oficina de adereços
Customização de camisetas (trazer a camiseta)
Cortejo com boneco gigante


Sesc Nova Iguaçu
Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá
Entrada franca
Classificação livre
Local das atividades: Quadra 1


* (Postado em 19/02/2011) - RÁDIOS COMUNITÁRIAS (Inscrições)


           O Ministério das Comunicações (MiniCom) está recebendo inscrições para habilitação de rádios comunitárias. A iniciativa contemplará 86 municípios de 19 estados do país, e o cadastro pode ser efetuado até o dia 23 de fevereiro de 2011, através de preenchimento de formulários disponíveis no site http://www.mc.gov.br/. De acordo com o regulamento, associações e fundações interessadas devem enviar um conjunto de documentos e pagar taxa de inscrição no valor de R$ 20. Após o final do aviso, o MiniCom realizará análise jurídica e técnica das entidades. Para obter mais informações sobre outorgas de Rádio Comunitária, entre em contato com a Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica do MiniCom pelo  endereço eletrônico ssce.atendimento@mc.gov.br ou pelos telefones (61) 3311-6592, 3311-6594 e 3311-6177.


* (Postado em 19/02/2001) - CINEROCK EM NOVA IGUAÇU
             
             No próximo dia 26 acontecerá a 3ª edição do Cinerock evento que busca criar uma ponte com a música, o audiovisual, artes plásticas e outras formas de expressões artísticas. O projeto Cinerock (Cinema + Rock Independente) surgiu a partir de uma idéia do grupo de debate Pública Alternativa, formado por jovens da Baixada Fluminense que buscavam ampliar os acessos à cultura na localidade. Por isso, os jovens decidiram criar um evento que englobasse os novos movimentos musicais, trazendo bandas da Baixada, e também a exibição de produções audiovisuais de pessoas que moram na região e fazem cinema com poucos recursos, mas muita criatividade. A terceira edição do Cinerock vai acontecer no dia 26 de fevereiro, no SESC de Nova Iguaçu. Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá Ingressos: Inteira – R$4 Estudantes e idosos – R$2 Comerciários – R$1 http://www.cinerock.com.br/

* (Postado em 15/02/2011)  -  Programação do Cine Drops UNIRIO: Clube de Cinema em Gotas para o primeiro semestre.


 Curta "momentos de cinema" com um destaque especial para o chamado "cinema de poesia".


Dia 28/03 - Lanternas Vermelhas (Da hong deng long gao gao gua) de Zhang Yimou - China/Hong Kong/Taiwan, 1991
Dia 25/04 - Persona (Persona) de Ingmar Bergman - Suécia, 1966
Dia 30/05 - A Dupla Vida de Veronique (La Double Vie de Véronique) de Krzysztof Kieslowski - França/Noruega/Polônia, 1991
Dia 27/06 - Medéia (Medea) de Pier Paolo Pasolini - Alemanha/França/Itália, 1966



Sempre à última segunda-feira de cada mês, às 18:30h no Auditório Vera Janacópulos (Campus da Reitoria da UNIRIO, localizado à Av Pasteur 296 - Urca)



Informações por esse email ou no telefone 2542 7181



sábado

Elaine Pernambuco na CONAE- Intermunicipal de Nova Iguaçu

“A CONFECOM e a Educação”

Nos dias atuais é de suma importância discutirmos as tecnologias da comunicação bem com suas implicações no processo de construção do conhecimento dos nossos educandos. Enquanto conjunto de instituições, organizações e negócios voltados para a produção e difusão de informações, a mídia também tem uma função formadora na perspectiva de influenciar opiniões, ideias e atitudes. Dessa forma, a participação da sociedade civil que lida mais diretamente com educação assim como nós professores na CONFECOM é de total pertinência. Esse evento ocorreu durante os dias 14, 15, 16 e 17 do mês de dezembro de 2009, no qual nos juntamos a cerca de três mil participantes presentes em Brasília na Conferência Nacional de Comunicação - CONFECOM. Este momento foi a primeira grande oportunidade de discutirmos de forma ampla e com a participação de vários segmentos da sociedade temas tão importantes para a democratização da comunicação em nosso país. Como uma das principais bandeiras da luta por esta democratização citamos a proposição de ações para a construção de políticas públicas e regulamentações que permitam enfrentar o monopólio midiático.

         Apesar da Conferência não ter caráter deliberativo, pois as propostas aprovadas servirão apenas como indicadores de diretrizes às políticas nesta área, a Confecom poderá orientar as decisões do legislativo e do governo federal em relação à Política Nacional de Comunicação. A realização da conferência já representou em si uma grande vitória dos setores sociais que lutam pelo avanço da democracia, tendo em vista que a própria democratização dos meios de comunicação é uma demanda considerável para tal feito.

             Nessa perspectiva, é importante que nós educadores entendamos e discutamos a mídia com relação ao seu uso, sua função, suas linguagens e implicações. E além disso, é necessário integrar os meios de comunicação à escola, tanto como instrumento, quanto como objeto de estudo. Portanto, tendo em vista essa demanda atual de compreensão sobre mídia e educação é necessário considerarmos alguns aspectos no caminho da apropriação crítica e da integração às práticas pedagógicas. Por exemplo, a preponderância em eleger como prioridade o fortalecimento de uma escola que favoreça espaço de inclusão e formação de cidadãos cada vez mais capazes de realizar escolhas conscientes. Para tanto, é necessário não apenas que o acesso a diferentes mídias seja possibilitado mas também possibilitar a interação do educando no mundo a partir de práticas pedagógicas que contemplem o estudo da mídia. Isso se justifica tanto pelo acesso a informações que ela possibilita, o que faz ampliar a consciência crítica e de conhecimento, como também porque incita idéias e atitudes num processo contínuo que, se não houver uma boa intervenção poderá gerar alienação, conhecimentos falsos e ilusórios.

        Portanto, nosso objetivo enquanto educadora e delegada da sociedade civil do Rio de Janeiro na conferência de comunicação foi discutir e propor meios de reflexão sobre a capacidade de fazer uso consciente das diversas tecnologias disponíveis para acessar informações e produzir conhecimentos como condição para a construção de leitores críticos com competências e habilidades para interagir com os diferentes tipos de textos.

          Nesse sentido, nós militantes de educação sugerimos e aprovamos em plenárias constituídas por representantes do poder público, da sociedade civil e empresarial, propostas tais como a ampliação do espaço e tempo nas emissoras comerciais públicas para produção independente com caráter educativo que respeite as diferenças e valorize a diversidade étnica, de gênero geracional, religiosa, orientação sexual e que respeitem os direitos humanos.

            Entretanto, ressaltamos ainda que tais produções não incentivem o consumismo e que envolvam a participação de crianças e adolescentes no processo de elaboração de conteúdo. Por fim, defendemos também uma outra demanda da sociedade que diz respeita à necessidade da regionalização da produção para que se possa viabilizar a garantia do respeito à diversidade regional e cultural como também a garantia de um percentual mínimo de espaço nos veículos de comunicação para conteúdo com campanhas de relevância pública. Com todas essas proposições sendo aprovadas consideramos que a conferência trouxe um saldo bastante positivo à educação e todos nós afinal ganhamos com essas vitórias.

sábado

Andanças...

Elaine nasceu a 21/07/79 em Santa Ma. da B.Vista/PE no sertão e migrou com a família para Pesqueira no agreste, onde cursou o Normal. Começou sua militância na Pastoral da Juventude na Paróquia de N.Sra. da Conceição e foi a 1ª mulher da banda de música da cidade na qual tocava sax-tenor. Aos 18 anos foi aprovada no vestibular da UFPE em Recife para Licen. em Artes Cênicas. Lá residiu na casa de Estudante até a conclusão do curso em 2003. Integrou a CIA de Dança Jaime Arôxa e ingressou na rede municipal como professora onde teve a oportunidade de atuar no sindicato da categoria. Também cursou uma pós em Ensino de Arte concluída em 2005. Muda-se para o Rio de Janeiro em 11/2005 onde realiza trabalhos como atriz. Mas percebe que o que a realiza é a vida acadêmica e a militância. No ano seguinte, ingressa no Bach.em Dança da UFRJ indo residir no Alojam. Estudantil. Em 2007 ingressa no magistério de Nova Iguaçu e no Pré-Vestibular Social do CEDERJ ministrando aulas de Redação em Bangu. Em 07/2007 é aprovada no Mestrado em Teatro-Educação UNIRIO. Filiou-se ao PC do B e atualmente exerce a função de Coord. Político - Pedagógica em N.Iguaçu e Tutoria presencial no Curso de Pedagogia da UERJ.

sexta-feira

Lei 10.639


          A exigência de estudos específicos sobre a História da África no nosso país é pertinente no sentido de promover acessibilidade à formação do povo brasileiro em relação a sua própria construção. Fazendo uma revisão particular do ensino de história que tive percebo que a história da áfrica nunca foi contemplada no meu currículo, por isso, percebo uma grande defasagem de conhecimento nesse sentido tendo que procurar formação adequada para me entender e entender a formação do povo brasileiro. Tendo em vista que o povo africano está também na base da formação dos brasileiros bem como indígenas, europeus e americanos nos deparamos com o fato de que estudamos ao longo de nossa trajetória escolar, com dada ênfase, a contribuição dos europeus apenas.

         Dessa forma, toda a cultura que a África nos legou fica comprometida e escamoteada em privilégio do eurocentrismo o que não contribui para uma visão plural da história. Quando não se exigia estudos específicos sobre a História da África no nosso país dava-se margem para que o entendimento sobre esta chegasse às pessoas de qualquer forma, sem embasamento, com mitos, estereótipos, falácias e distorções. À medida que se legitima este estudo cria-se também uma necessidade de aprofundamento no assunto o que fortalece a construção da identidade do brasileiro ao entender melhor suas origens.
          A cultura africana está muito presente em nosso cotidiano na literatura, nas músicas, culinárias e aprofundar o entendimento dessa cultura através do estudo da História nos oportuniza conhecer de onde viemos, como também desmistifica a imagem negativa que está permeada no imaginário de muitos que vêem a África como um país onde existe apenas pobreza e miséria onde, na verdade, trata-se de um continente riquíssimo com diversos países com realidades e características diversificadas. Além disso, estudar a História da África não é apenas conhecer e entender o passado africano, mas realizar uma leitura critica de nosso presente compreendendo a forma como nossa sociedade encontra-se constituída atualmente e, a partir dessas influências, nela poder intervir.