quinta-feira

Literatura Infantil na FEBF/UERJ

Discutir literatura infantil é algo instigante que pode nos conduzir a diversas posturas e encaminhamentos perante temática tão instigante. Optamos nesta disciplina por discutir discursos e mensagens subliminares na literatura, territórios e noções de pertencimento e identidade nas produções escritas, daí a opção por um trabalho autoral que visou comungar e vencer dicotomias como teoria x prática e produto 
  x processo.





Já o Sarau de literatura infantil (fotos acima) foi uma atividade de final de curso da disciplina "Literatura Infantil"; no qual os alunos apresentaram seus livros produzidos, com designação da faixa etária  condizente, fazendo a leitura das obras para o público presente.  Os convidados puderam folhear a produção dos discentes distribuídos por seis stands, cada um deles representando uma faixa etária específica. O evento foi aberto e contou com a participação dos familiares dos alunos, funcionários da FEBF e, principalmente, das crianças. Durante o evento, foi oferecido um coquetel aos presentes, que tiveram a oportunidade de assistir também, no início, a um documentário produzido pelos alunos bolsistas do LABORAV-FEBF, sobre a temática da literatura nas escola.



























terça-feira

Audiência da SEMED com o Sepe Nova Iguaçu foi marcada hoje para o dia 30/01 às 14h

Hoje, 13 de janeiro, o Sepe Nova Iguaçu esteve no Rh da SEMED  e no gabinete da SEMAD reunidos com Secretário Celso Valentim e solicitaram alguns esclarecimentos sobre questões que a categoria dos profissionais de educação vêm fazendo em diversos canais de comunicação com o Sepe:

SEMAD:

- Edital de convocação nas mãos do secretário Celso Valentim – o prefeito já deu aval só falta a publicação
- Todos os servidores receberão o 1/3 de férias + o salário de fevereiro no dia 31 de janeiro. (falou que verá coma folha e se os que tem 10 meses, 11 meses tiverem direto receberão).
- Secretário Celso Valentim vai conversar com o prefeito amanhã (14/01) para ver a possibilidade de fazer o pagamento das férias sempre no mês de janeiro, mesmo para quem ainda não tem 1 ano completo de serviço na rede, mas esse ano, não dá.
                                                                                    - Perguntamos sobre a possibilidade de pagar sempre as férias em janeiro, junto ao pagamento de dezembro. Ele falou que é impossível, que é uma questão de receita. É muito dinheiro em dezembro (salário, décimo etc e que se juntar com 1/3 de férias ficaria muito apertado).
- Sobre divulgar um calendário de pagamento falou que o Bornier não quer e pronto. Mas garantiu que sempre no primeiro dia útil receberemos. 

SEMED:
- Já está pronto o edital de remoção, sairá nos próximos dias, ainda esse mês; as convocações também acontecerão ainda esse mês, o edital já foi para a SEMAD.
- Quanto à permuta, é uma concessão da Secretária; quem estiver interessado em fazer permuta deverá procurar o Rh e deixar seus dados que o pedido será analisado.
- O Sepe tratará da agenda específica da categoria em audiência com a secretária no dia 30/01, as 14 horas, na SEMED. 

Também fomos resolver questões da rede estadual. vejam no link: 

Hoje, 13 de janeiro, nós diretores do Sepe Nova Iguaçu estivemos na Metro I para esclarecer junto à diretora pedagógica Profª...

SEPE NOVA IGUAÇU: SOBRE DIREITO DE FÉRIAS E ASSEDIO MORAL NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL



Hoje, 13 de janeiro, nós diretores do Sepe Nova Iguaçu estivemos na Metro I para esclarecer junto à diretora pedagógica  Profª Neide, os casos de assédio moral praticados por diversas direções de escolas em relação aos professores que participaram da greve em 2013, exigindo que os mesmos compareçam às escolas neste mês para ama " reposição" das aulas da greve, ameaçando estes profissionais com o lançamento de falta!
Fizemos a denúncia dos casos dos diversos professores que nos procuraram neste início de ano, durante o plantão do Sepe. Ressaltamos também os casos em que as diretoras se negaram a disponibilizar o MCF aos professores que o solicitaram, avisando que para ter acesso ao mesmo, só na própria metro I,  o que é uma afronta a um direito dos servidores estaduais até mesmo para garantir a transparência.
Também denunciamos a ocorrência de retaliação aos grevistas, por parte das direções de escolas estaduais, em cima da montagem do quadro de horários de 2014 com grandes intervalos entre as aulas, perda de carga horária e diferentes dias, bem como a recusa destas diretoras de terem construído um calendário de reposição dialógico e horizontal  com estes profissionais de modo que atendesse as possibilidades quando por eles solicitado,
Ressaltamos à Diretora Pedagógica Profª Neide,  os pontos decididos pela categoria em relação à reposição da greve, que a mesma seria feita com reposição de carga horária e conteúdos. Denunciamos as dificuldades que algumas diretoras estão colocando quando recusam inclusive quaisquer outras atividades pedagógicas tais como aulas-passeios, visitas técnicas, visitação à exposições e/ou museus. Denunciamos ainda o assédio de algumas diretoras que estão ameaçando colocar faltas nos professores que, mesmo tendo concluído suas reposições, não comparecessem no mês de janeiro. Desta forma, destacamos a urgência de preservar o direito dos profissionais aos 30 dias de férias em janeiro.
Há casos de diretoras exigindo a presença na escola até 18 de janeiro mesmo o professor comprovando que já cumpriu sua reposição alegando que tem que ir e que o seu assedio justifica-se pelo fato de estar apenas cumprindo ordem da  Metropolitana... Ora, a respeito desse tamanho absurdo ponderamos, inclusive, que em um eventual cumprimento desta “exigência” das diretoras, a consequência direta seria que o(a) professor(a) ainda teria seu direito aos 30 dias de férias.
Porém, a Coordenadora Pedagógica a Profª Neide nos informou que a Metro I orientou as escolas a organizarem junto aos professores o calendário de reposição que melhor atendesse aos alunos e as suas condições:

Sobre as indagações do Sepe a Profª Neide respondeu:

* A possibilidade de reposição se estende até 18 de janeiro, porem caso o professor já tenha feito sua reposição antes deste prazo, mesmo não tendo sido em janeiro, não sofrerá nenhuma sanção. (ISTO É, NÃO É OBRIGATÓRIA A REPOSIÇÃO NO MÊS DE JANEIRO PARA QUEM JÁ CONCLUIU OS CONTEÚDOS E SUA CARGA HORÁRIA DEVIDA AOS ALUNOS). Assim, sempre deixamos claro que o compromisso de reposição da greve é com os alunos, desmistificando a fala autoritária de algumas diretoras que se dirigem aos professores com a seguinte afirmação: "Você ME DEVE tantos tempos".
* Teve validade como reposição, aulas em tempos vagos, aulas no contra-turno,  visitas técnicas etc.
Sendo assim, os professores que utilizaram alguma das metodologias supracitadas e que tais não tenham sido consideradas pela direção como  reposição, procurem a direção do SEPE. 
* A representante da Diretoria Regional Metropolitana I comprometeu-se ainda em repassar às escolas, mais uma vez as devidas orientações. 
* O MCF deve estar sempre acessível aos profissionais conforme garantia da legislação.
Por fim,  o Sepe Nova Iguaçu ratificou nessa reunião com a Metro I que o departamento jurídico do sindicato está acompanhando os casos de assédio denunciados pelos profissionais da educação, e que  tomará as medidas cabíveis contra as direções de escolas, caso seja necessário.


Veja a chamada de rádio do Sepe  neste sentido  INFORME PUBLICITÁRIO

Acompanhe a montagem de sua grade horária por essa portaria parte 1 e parte 2 , que apesar de ainda não ser a ideal é o documento que normatiza. Verifique caso perceba possibilidade de retaliação ou perseguição política e caso necessite, entre em contato com o Sepe Nova Iguaçu:

Rua Otávio Tarquino, 176 SL 301 Centro de Nova Iguaçu email: sepeniguacu@uol.com.br tel.: 2669-0265 ou 2768-0251.


Contatos da Metropolitana I:
Endereço: Rua Profª Venina Correa Torres, 41 Centro  Nova Iguaçu              
Dir. Regional Administrativo  Luciana Gomes Magalhães
2669-3968 lucianagomes@prof.educacao.rj.gov.br


Dir. Regional Pedagógico Neide Aparecida de O. Braga da Fonseca
2669-2154 ou 2320 neidef@prof.educacao.rj.gov.br

Coord. de Gestão de Pessoas Solange de Sousa
2767-7293 solangedesousa@educacao.rj.gov.br


Coordenador de Gestão e Integração Angela Lourenço Mendes dos Santos
2694-7457 angela_santos311@prof.rj.gov.br



Veja também as orientações do Sepe referente ao ASSEDIO MORAL nesta cartilha (clique aqui).

2014, um ano de vitórias!

quarta-feira

Parabéns aos profissionais de Educação de Nova Iguaçu da rede estadual que fizeram parte da grande luta de 2013! Rumo às vitórias de 2014!


















Calendário letivo da rede estadual do Rio de Janeiro


ATO DO SECRETÁRIO
RESOLUÇÃO SEEDUC N° 4974 DE 28 DE NOVEMBRO DE 2013
ESTABELECE O CALENDÁRIO ESCOLAR PARA O ANO LETIVO DE 2014 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, tendo em vista o que consta do processo nº E-03/001/10559/2013,CONSIDERANDO: 

- o disposto no inciso III do art. 12 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que determina aos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, a incumbência de assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;
- o disposto no inciso V do art. 13 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece para os docentes a incumbência de: ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e
ao desenvolvimento profissional;
- o disposto no inciso I do art. 24 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa carga horária mínima anual em (800) oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de (200) duzentos dias de efetivo trabalho escolar;
- o disposto no inciso V do art. 67 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que determina que haja período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho dos profissionais de educação;
- a necessidade de planejar e ordenar o tempo escolar da Rede Estadual de ensino, para o ano letivo de 2014;
- o disposto no art. 56, parágrafo único, e, art. 64 da Lei nº 12.663 de 5 de junho de 2012, que orienta sobre o calendário escolar no período da Copa do Mundo FIFA 2014;
- o disposto no art. 16 e no art. 20 da Lei n° 6363 de 19 de dezembro de 2012 que dispõe sobre as medidas relativas ao calendário escolar no período da Copa do Mundo FIFA 2014;
- o disposto no inciso XI do art. 19 da Lei Estadual n° 4.528 de 28 de março de 2005, incluído pela Lei Estadual N° 6.158 de 9 de janeiro de 2012 que estabelece as diretrizes para a organização do sistema de ensino do estado do Rio de janeiro, regulamentando as férias escolares no sistema estadual de educação;
- o disposto na Deliberação CEE n° 334 de 26 de março de 2013 que orienta a execução do Calendário Escolar durante a realização da Copa do Mundo FIFA 2014; e
- o disposto no Decreto-Lei n° 363 de 4 de outubro de 1977, no art.1°, parágrafo terceiro e art. 4°, parágrafos primeiro e segundo que RESOLVE:
Art. 1º - Estabelecer o calendário escolar da Rede Pública Estadual do ano 2014 para as unidades escolares de Ensino Regular, de Educação de Jovens e Adultos (presencial), da Educação de Jovens e Adultos (semipresencial) e das Escolas Indígenas, conforme disposto nos Anexos I, II, III e IV desta Resolução.
Art. 2º - O cumprimento deste Calendário é de responsabilidade do Diretor da escola, sob orientação e supervisão da Diretoria Regional Pedagógica.
Parágrafo Único - Cabe ao Diretor da escola assegurar ampla divulgação do Calendário Escolar 2014 junto à comunidade escolar e afixá-lo em local de fácil visibilidade.
Art. 3º- Em caso de intempérie ou quaisquer outros fatores que impeçam o funcionamento regular do dia letivo, este obrigatoriamente será reposto em dia não previsto como letivo.
§ 1º- Exceto em situações emergenciais, qualquer alteração no calendário escolar previsto nesta Resolução deverá ser previamente comunicada e autorizada pela Diretoria Regional Pedagógica.
§ 2º- Compete à Diretoria Regional Pedagógica acompanhar o fiel cumprimento da carga horária de reposição praticada pela escola.
Art. 4º - Os períodos disponíveis para realização dos Conselhos de Classe têm por princípio possibilitar aos Diretores planejar as reuniões de acordo com a realidade escolar, podendo organizá-las por turno.
§ 1º - O dia do Conselho de Classe constitui-se em dia letivo, garantindo o cumprimento do preceito legal, devendo ser realizado em até 50% (cinquenta por cento) do horário de cada turno.
§ 2º - O sábado constitui-se em dia letivo, garantindo o preceito legal, devendo ser realizado em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) do horário com atividades com os discentes.
§ 3º - Compete à Diretoria Regional Pedagógica tomar ciência das datas e horários de realização dos Conselhos de Classe, bem como monitorá-los.
§ 4º - Compete à Diretoria Regional Pedagógica o monitoramento dos sábados letivos.
Art. 5º - O Censo Escolar constitui-se em instrumento norteador das políticas públicas, razão pela qual deve ser preenchido com zelo, no prazo estabelecido pelo órgão próprio do MEC.
Parágrafo Único - O encerramento do Censo Escolar ocorrerá na última quarta-feira do mês de maio, ou seja, no dia 28 do referido mês.
Art. 6º - Cabe à Subsecretaria de Gestão de Ensino dirimir eventuais dúvidas, assim como orientar em casos omissos.
Art. 7º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.



Rio de Janeiro, 28 de novembro de 2013
WILSON RISOLIA RODRIGUES
Secretário de Estado de Educação


terça-feira

Calendário de pagamento dos servidores da rede estadual do RJ 2014

Fonte: Jornal Extra



 Djalma Oliveira

O governo do estado divulgou, nesta sexta-feira, as datas de pagamento dos cerca de 460 mil servidores públicos para 2014. O sistema será o mesmo dos últimos anos, com as pensionistas recebendo no mesmo mês de referência. Os salários dos inativos sairão no primeiro dia útil do mês seguinte e os dos ativos, no segundo. O cronograma foi feito em conjunto pelas secretarias estaduais de Planejamento e de Fazenda.
O depósito do 13º salário também será semelhante ao deste ano. Quem ganha até R$ 950 receberá o abono integral em 31 de julho. Para os funcionários com salários acima desse valor, o pagamento será feito em duas parcelas, nos dias 31 de julho e 17 de dezembro.

 

quarta-feira

Peça teatral: O evangelho segundo Dona Zefa


Histórias de Dona Zefa, artesã e contadora de “causos", no palco do Teatro Maria Clara Machado até 15 de dezembro! 

O nordeste da seca braba, dos milagres de Padre Cícero e de Antônio Conselheiro; da saga do cangaceiro Lampião e seu bando, ganham o palco do Teatro Maria Clara Machado no espetáculo ‘O Evangelho Segundo Dona Zefa’, que reestreia dia 28 de novembro, em curta temporada. Com texto e direção de Zeca Ligiéro, a peça conta as histórias vivenciadas pela contadora de "causos", ceramista e escultora em madeira Josefa Alves dos Reis. O autor reinventa Dona Zefa nos palcos a partir de uma pesquisa desenvolvida ao longo de cinco anos e mais de 20 horas de gravações de vídeo na cidade de Araçuaí, Minas Gerais. Em cena, a pesquisadora e atriz Marise Nogueira é acompanhada dos músicos Rachel Araújo e Chico Rota, que assina a direção musical. Edu Krieger compôs a trilha original do espetáculo. 

TEATRO MARIA CLARA MACHADO
Av Padre Leonel França, 240 Gávea
55 21 2274-7722
Classificação indicativa: Livre
Duração: 80 minutos
Ingressos: 30,00


domingo

SOBRE MERITOCRACIA - Texto recente de Diane Ravitch, que foi uma das grandes responsáveis pelas políticas de ranqueamento de escolas nos Estados Unidos e, depois de analisar os resultados dessas políticas, tornou-se uma grande crítica das mesmas.

Por que nós ranqueamos e taxamos alunos, professores e escolas?

Por Diane Ravitch
(tradução livre para o Rizomas)
Estive pensando ultimamente por que estamos tão obcecados dando a cada aluno, cada professor e cada escola um ranking, classificação e/ou série.
Parece-me que estamos a pensar em crianças, professores e escolas da mesma maneira que nós pensamos sobre equipes esportivas. Em cada liga, há vencedores e perdedores.
Mas se pensarmos a educação como uma cultura que é muito diferente da de uma liga esportiva competitiv
a, então a imagem e as perguntas mudam.
E se pensamos em escolas como se elas 
fossem semelhantes às famílias?
Então, nós podemos trabalhar para desenvolver culturas escolares que são colaborativas e solidárias. Queremos ter certeza de que aqueles com as maiores necessidades têm os recursos de que necessitam. Gostaríamos de parar de pensar em vencedores e perdedores (e "corrida para o topo") e em vez disso pensar sobre o pleno desenvolvimento do potencial de cada ser humano.
É uma mudança de paradigma, certamente. Mas o atual paradigma de classificação, avaliação e classificação acaba por desmoralizar crianças, professores e escolas.
Temos de pensar e agir de forma diferente. Se o fizermos, não só teremos melhores escolas, mas uma sociedade melhor, onde as pessoas se ajudam umasàs outras em vez de encontrarem uma maneira de vencer os seus concorrentes.Deixe o concurso para o campo dos esportes; guarde-o para as arenas em que se justifica.
Pense em cada criança como um ser humano precioso, 
único. Pense nos professores como profissionais, que devemestar bem preparados, com apoio e a autonomia para decidirem o que funciona melhor em suas salas de aula. E valorize a escola de cada comunidade como uma instituição de valor inestimável e insubstituível, que é central para a comunidade e essencial para a nossa democracia.


Tradução livre do texto “Why Do We Rank and Rate Students, Teachers, and Schools?", de Diane Ravitch, que pode ser encontrado no seu blog: