Compartilhando Cultura, formação humana, e cotidiano. 🌼🍀🌻Quero dividir o que aprendo. Transbordar! Elaine Cristina Rodrigues de Souza
segunda-feira
terça-feira
Concurso IFRJ 2013
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), lançou edital de n. 59/2013 com normas do concurso público que busca preencher 102 vagas em cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do quadro permanente do IFRJ, para lotação nos
campus de Arraial do Cabo, Duque de Caxias, Nilópolis, Paracambi, Engenheiro Paulo de Frontin, Nilo Peçanha, Realengo, Rio de Janeiro, São Gonçalo e Volta Redonda.
Funções exigem no mínimo graduação na área de atuação, além de titulação em outros níveis, para algumas áreas, e salários variam entre R$ 3.594,57 e R$ 8.049,77, dependendo da títulação do candidato aprovado e empossado.
A taxa de inscrição é de R$ 110,00, devendo ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil, através da Guia do Recolhimento da União - GRU, disponível no endereço eletrônico:
https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp
A inscrição deverá ser efetuada pelo próprio candidato ou por seu representante legal, no período de 02 de setembro a 16 de outubro de 2013, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 10 às 17 horas, nos campus para qual o candidato deseja concorrer em postos que funcionarão nos seguintes endereços:
-Campus Arraial do Cabo: Rua José Pinto de Macedo s/nº, Prainha, Arraial do Cabo, RJ;
-Campus Engenheiro Paulo de Frontin. Avenida Maria Luiza, s/nº Sacra Família do Tinguá, Engenheiro Paulo de Frontin, RJ;
-Campus Duque de Caxias: Avenida República do Paraguai, nº120, Sarapuí, Duque de Caxias, RJ;
-Campus Nilo Peçanha - Pinheiral: Rua José Breves, nº 550, Centro, Pinheiral, RJ;
-Campus Nilópolis: Rua Lúcio Tavares, nº 1045, Nova Cidade, Nilópolis, RJ;
-Campus Paracambi: Rua Sebastião Lacerda, s/nº, Centro, Paracambi, RJ;
-Campus Realengo: Rua Professor Carlos Wenceslau (antiga Oliveira Braga), 343, Realengo, RJ;
-Campus Rio de Janeiro: Rua Senador Furtado, nº 121/125, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ;
-Campus São Gonçalo: Rua Dr. José Augusto Pereira dos Santos, s/nº, Neves, São Gonçalo, RJ;
-Campus Volta Redonda: Rua Antonio Barreiros, nº 212, Nossa Senhora das Graças, Volta Redonda, RJ (entre o Clube Náutico e o Estádio da Cidadania).
Vagas abertas IFRJ
Campus Arraial do Cabo - Física (1), Química (1) e Sociologia (1).
Campus Duque de Caxias - Química Geral/Inorgânica (2), Educação Física (1), Química Orgânica (1), Química Geral/Ensino (1), Biologia Geral (1), Petróleo e Gás (1), Química Analítica Qualitativa e Quantitativa (1), Língua Portuguesa/Literatura (1), Segurança no Trabalho (1) e Físico-Química (1).
Campus Nilópolis - Estatística (1), História (1), Administração da Produção (1), Educação em Ciências (2), Filosofia (1), Química Analítica Qualitativa e Quantitativa (1), Química Geral e Inorgânica (1), Química Geral e Ensino de Química (1), Química Orgânica (1), Físico-química (1), Geometria Euclidiana, Geometria Analítica e Matemática Básica (1), Informática (2), Instrumentação e Automação Industrial (1) e Gestão Ambiental e Ecologia (1).
Campus Paracambi - Ciências Biológicas (1), Química (3), Física (1), Matemática (3), Filosofia (1), Sociologia (1), Língua Portuguesa (1) e Eletrotécnica/Laboratório de Eletricidade e de Medidas Elétricas (1).
Campus Engenheiro Paulo de Frontin - Informática, Jogos Digitais e Gestão (1), Informática, Jogos Digitais e Programação (1) e Informática, Jogos Digitais e Design (1).
Campus Nilo Peçanha - Administração (1), Educação Física (2), Engenharia Rural (1), Filosofia (1), Física (1), História (1), Inglês (1), Língua Portuguesa (1), Produção Animal (1), Produção de Alimentos (1), Química (1), Saúde da Família (1) e Sociologia (1).
Campus Realengo - Terapia Ocupacional (8), Fisioterapia Cardiopulmonar Pediátrica (1), Fisioterapia em Cardiologia (1), Fisioterapia em Terapia Intensiva (2), Fisioterapia em Saúde Coletiva (1) e Química Orgânica (1).
Campus Rio de Janeiro - Física Geral e Experimental (1), Ciência e Tecnologia de Alimentos (1), Microbiologia Clínica (1), Química Analitica Ambiental (1), Química (1), Desenho Técnico, Manutenção Industrial e Instrumentação Industrial (1), Meio Ambiente (1), Tratamento e Gerenciamento de Resíduos e Processos Industriais (1), Gestão da Qualidade (1), Direito Ambiental (1), Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências (1), Farmacotécnica (1), Anatomia, Fisiologia e Bioquímica (1), Bioquímica (1), Estatística e Matemática (1), Evolução e Genética (1), Cultura de Células Animais e Biologia Celular (1), Zoologia, Ecologia e Biologia (1) e Sociologia (1).
Campus São Gonçalo - Físico-Química (1) e Física (1).
Campus Volta Redonda - Matemática Básica, Superior e Estatística (1), Matemática Básica, Superior e Matemática Aplicada (2), Física e Ensino de Física (2), Física Básica (2), Filosofia e Filosofia da Ciência (1), Sociologia e Sociologia da Ciência (1) e Química Geral e Aplicada; Metrologia Básica (1).
Provas
Os candidatos inscritos serão avaliados mediante aplicação de provas escritas, de desempenho didático, além de provas de títulos. A prova escrita será realizada no dia 03 de novembro de 2013, em local e horários a serem divulgados a partir de 30 de outubro de 2013, após às 16 horas no site www.ifrj.edu.br.
As notas da prova escrita serão divulgadas no site citado acima no dia 18 de novembro de 2013, após às 16 horas.
Concurso terá validade por até um ano, prorrogável por igual período, contado a partir da data de publicação e homologação do resultado final no Diário Oficial da União.
domingo
Encontro Estadual “MINISTÉRIO PÚBLICO E CONTROLE SOCIAL NA EDUCAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Informações adicionais: (21) 2550-9060 ou 2550-9059
Inscrições gratuitas: ceaf.eventos@mprj.mp.br
Data do evento: 06/09/2013
Data do evento: 06/09/2013
08h30 – Recepção dos inscritos – credenciamento e inscrições para as oficinas
09h – Solenidade de abertura
09h30 – Palestra: “Situação do Rio de Janeiro frente ao 2º Objetivo de Desenvolvimento do Milênio: Educação Básica de Qualidade para Todos” – Odilon Faccio – Secretário Executivo Adjunto do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade
10h – Palestra: “Orçamento da Educação” – Profa. Cláudia Cruz – Representante estadual da Campanha Nacional pelo Direito à Educação no Paraná e membro do Conselho Estadual de Educação do Paraná
10h40 – Palestra: “Participação da Sociedade Civil nos Conselhos da área Educacional” – Alejandra Velasco – Gerente da área Técnica do Movimento Todos pela Educação
11h15 - Palestra: “Conselhos Escolares” – Profa. Silma Cleris – Coordenadora do Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Estado do Rio de Janeiro – GAFCE/RJ
11h45 – Palestra – “Conselhos Municipais de Educação” – Profa.
Nelma Rago – Coordenadora Estadual da União Nacional dos Conselhos
Municipais de Educação-UNCME/RJ
12h15 – Palestra: “Conselhos do FUNDEB e de Alimentação
Escolar” – Dra. Carla Arêde – Analista de Finanças e Controle da
Controladoria-Geral da União Regional Rio de Janeiro - Compõe a equipe
do Núcleo de Ações de Prevenção, área responsável pelo fomento e
disseminação do Controle Social no estado.
13H-14H15 – ALMOÇO
14h30 às 16h30 – Oficinas
Grupo 1) Orçamento da Educação – Profa. Cláudia Cruz -
Representante estadual da Campanha Nacional pelo Direito à Educação no
Paraná e membro do Conselho Estadual de Educação do Paraná
Grupo 2) Funcionamento dos Conselhos Escolares – Profa. Silma
Cleris - Coordenadora do Grupo de Articulação e Fortalecimento dos
Conselhos Escolares do Estado do Rio de Janeiro – GAFCE/RJ
Grupo 3) Funcionamento dos Conselhos de Educação – Profa.
Nelma Rago - Coordenadora Estadual da União Nacional dos Conselhos
Municipais de Educação-UNCME/RJ
Grupo 4) Funcionamento dos Conselhos de Alimentação Escolar
e do FUNDEB – Dra. Carla Arêde - Analista de Finanças e Controle da
Controladoria-Geral da União Regional Rio de Janeiro - Compõe a equipe do Núcleo de Ações de Prevenção, área responsável pelo fomento e disseminação do Controle Social no estado.
16h30 às 17h30 – Apresentação das conclusões das oficinas – Ações propositivas do encontro
Realização: Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação – CAO Educação e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro
quinta-feira
Seeduc reconhece Direito de Greve
21/08/2013
Desembargador informa ao Sepe que a Seeduc não vai aplicar o código 30 e sim o 61 – secretário Risolia reconhece o direito de greve
Nessa quarta-feira, dia 21, ocorreu mais uma reunião da Mesa de Mediação entre o Sepe e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). A mesa foi criada pelo Tribunal de Justiça do Rio para mediar as discussões entre o sindicato e o governo, e tem como presidente o desembargador de Justiça Cesar Cury, que informou na reunião o seguinte:
1) O secretário Wilson Risolia vai continuar na negociação;
2) O secretário também admitiu ao desembargador Cesar Cury que os profissionais de educação do estado têm o direito de realizar greve e que a Seeduc não colocará o código 30 no ponto. Portanto, segundo o que disse o desembargador ao Sepe a partir da afirmação do secretário Risolia, a Seeduc vai aplicar na greve o código 61 (código de greve) e não o código 30, que é o de falta sem justificativa.
O desembargador também confirmou o abono da paralisação de 72 horas ocorrida de 16 a 18 de abril e que a devolução do desconto referente a esses dias sairá até sexta-feira (23/08), em folha suplementar.
O desembargador pediu que a direção do Sepe apresentasse na Mesa de Mediação os pontos prioritários da pauta de reivindicações da categoria; pediu também que os profissionais de educação do estado apreciassem a evolução efetiva dos trabalhos da negociação nas assembleias de base e assembleias gerais.
Por fim, o desembargador ressaltou que o for homologado na Mesa de Mediação terá que ser cumprido, terá força de lei, não cabendo recurso por parte do estado.
A próxima reunião da Mesa será na quarta, na sede do TJ.
Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
-- Desembargador informa ao Sepe que a Seeduc não vai aplicar o código 30 e sim o 61 – secretário Risolia reconhece o direito de greve
Nessa quarta-feira, dia 21, ocorreu mais uma reunião da Mesa de Mediação entre o Sepe e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). A mesa foi criada pelo Tribunal de Justiça do Rio para mediar as discussões entre o sindicato e o governo, e tem como presidente o desembargador de Justiça Cesar Cury, que informou na reunião o seguinte:
1) O secretário Wilson Risolia vai continuar na negociação;
2) O secretário também admitiu ao desembargador Cesar Cury que os profissionais de educação do estado têm o direito de realizar greve e que a Seeduc não colocará o código 30 no ponto. Portanto, segundo o que disse o desembargador ao Sepe a partir da afirmação do secretário Risolia, a Seeduc vai aplicar na greve o código 61 (código de greve) e não o código 30, que é o de falta sem justificativa.
O desembargador também confirmou o abono da paralisação de 72 horas ocorrida de 16 a 18 de abril e que a devolução do desconto referente a esses dias sairá até sexta-feira (23/08), em folha suplementar.
O desembargador pediu que a direção do Sepe apresentasse na Mesa de Mediação os pontos prioritários da pauta de reivindicações da categoria; pediu também que os profissionais de educação do estado apreciassem a evolução efetiva dos trabalhos da negociação nas assembleias de base e assembleias gerais.
Por fim, o desembargador ressaltou que o for homologado na Mesa de Mediação terá que ser cumprido, terá força de lei, não cabendo recurso por parte do estado.
A próxima reunião da Mesa será na quarta, na sede do TJ.
Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ
* Leia aqui o boletim da rede estadual
* Material de N. Iguaçu esclarecendo sobre legalidade da greve, código 61 e estágio probatório
Veja na íntegra:
076. MANDADO DE SEGURANCA - CPC 0045412-95.2013.8.19.0000 Assunto: Direito de Greve / Regime Estatutario / Servidor Publico Civil / DIREITO ADMINISTRATIVO E OUTRAS MAT Origem: TRIBUNAL DE JUSTIÇA Protocolo: 3204/2013.00360988 - IMPTE: SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO SEPE RJ ADVOGADO: ELAINE APARECIDA ROLIM DE ALMEIDA OAB/RJ-111585 ADVOGADO: ÍTALO PIRES AGUIAR OAB/RJ-163402 IMPDO: EXMO SR SECRETARIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO IMPDO: EXMO SR SECRETARIO DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DO ESTADO RIO DE JANEIRO Relator: DES. CLAUDIA PIRES DOS SANTOS FERREIRA Funciona: Ministério Publico DECISÃO: ... defiro a liminar para determinar que, as autoridades coatoras se abstenham de aplicar falta aos servidores grevistas, inclusive, nos dias de paralisação realizados com a notificação previa da administração, assim como dos dias provenientes da greve deflagrada a partir do dia 08 de agosto de 2013, para todos os fins de direito, até decisão final, evitando-se assim retaliações a direitos estatutários e descontos remuneratórios nos contracheques dos servidores grevistas e sanções administrativas a titulo de demissão, preventivamente, sob pena de multa diária no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais). Complemente o impetrante o recolhimento das custas, no prazo de 05 (cinco) dias, consoante certidão de fls. 84, sob pena de indeferimento da inicial...
http://13.8.19.0/
http://13.8.19.0/
13.8.19.0
domingo
Professor, você é protagonista desta luta! Rede estadual do Rio de Janeiro
Professores do Estado do Rio de Janeiro fazem enterro simbólico de Sérgio Cabral na manifestação que percorreu a orla da praia de Copacabana em 18/08/2013.
Foto Ninja
Sobre a greve da rede estadual e da rede municipal do Rio de Janeiro
DE:
Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe)
Rio
de Janeiro, 18 de agosto de 2013
PREFEITO MENTE, FAZ ASSÉDIO MORAL E
ABUSA DO PODER
O Sepe é um sindicato onde a direção encaminha o
que os profissionais decidem em seus fóruns. Desta forma nenhuma decisão é
tomada pela direção sem ser definida pela categoria.
Importante lembrar que os profissionais de
educação da rede municipal do Rio de Janeiro em função da intransigência do
prefeito Eduardo Paes e sua secretária de Educação, Claudia Costin, aprovaram
desde 11 de julho o Estado de Greve. Numa indicação de que ou o prefeito
negociava ou entraríamos em greve. Desde esta data, Eduardo Paes deveria ter
negociado as reivindicações da categoria e evitado a greve.
A greve é um direito legítimo dos servidores
públicos, reconhecido pela Constituição. Um prefeito eleito pelo voto popular
deve respeitar os direitos dos seus servidores e negociar até o fim uma saída da
greve sem maiores traumas, ao invés de simplesmente ameaçar e assediar os
servidores.
No último dia 8/8, após várias tentativas de
negociações, a categoria deflagrou a greve e tentou ser recebida pelo prefeito,
mas foi ignorada!
No dia 14/8, sem o menor aceno por parte de
Paes/Costin, a categoria decide por nova assembleia no dia 20/8. E até lá aprova
um calendário que dialoga com a comunidade, mostrando as mazelas da educação
municipal e a intransigência da prefeitura.
Demonstrando o pouco caso com a Educação, o
prefeito e a secretaria nem recebem os mais de 15 mil que marcharam até o
Palácio neste mesmo dia 20.
Mentem na imprensa e desconhecem uma greve com
índice de 80%!
No dia 14, à noite, e na tarde do dia 15, o
vice-prefeito, o secretário da Casa Civil, a subsecretária de Ensino e o
subsecretário de Gestão recebem a direção do Sepe. Não garantem o índice e tão
pouco abrem as contas para comprovar a dificuldade de garantir o que é
reivindicado pela categoria. A equipe do governo se esforça em exigir o fim da
greve, apresentando para direção do sindicato a necessidade de marcar uma
assembleia emergencial para suspender o movimento.
Depois de muito argumentar e explicar que a
direção do sindicato não poderia antecipar, unilateralmente, a assembleia, o
Sepe arranca as seguintes pontos: plano de carreira unificado com progressão por
formação, equiparação dos vencimentos dos P II (Professor II) de 40 horas aos de
P I de 40 horas e a correção da distorção dos salários abaixo do mínimo -
merendeiras, Agentes Auxiliares de Creche (AAC) e funcionários administrativos.
Porém, a prefeitura insistia que a negociação só se manteria se a greve fosse
suspensa.
Explicamos que não havia nada de concreto para
essa suspensão e que, se não há recursos, com o alega, a prefeitura precisava
abrir as contas; mas mesmo assim insistimos em diversos pontos da pauta: Fim da
Resolução 02 e garantia da lotação na unidade escolar para professores e
funcionários, reconhecimento com mudança da nomenclatura das merendeiras para
cozinheiras, garantia de 1/3 de planejamento de aula, progressão por tempo de
serviço, a data base e a paridade para aposentados.
Mas o governo encerrou o diálogo e disse, à
imprensa, que o sindicato não queria negociar e por isso suspenderia a
negociação.
Parece que o governo, como nunca passou por
processo de negociação, pois nunca ouviu a categoria e sempre impôs suas
determinações e ordens aos profissionais de educação, precisa aprender o que é
negociar!
Demonstrando seu desespero, Paes abusa de seu
poder na mídia e ameaça os profissionais em estágio probatório, afirmando que
eles serão demitidos; lembramos que o Supremo Tribunal Federal já reconheceu o
direito dos professores e funcionários em estágio probatório de participarem de
movimentos grevistas (leia aqui a matéria sobre o direito de greve desse setor).
Paes também disse que os representantes do Sepe
nas negociações não seriam da rede municipal e por isso desconheceriam os
problemas das escolas – trata-se de mais um comentário infeliz da parte do
prefeito, que poderia, ao menos, ter conversado mais profundamente com o seu
vice-prefeito e seu secretário da Casa Civil, que participaram das negociações.
Se o prefeito tivesse feito isso, saberia que pelo menos dez diretores do
sindicato que participaram, até aqui, das negociações pertencem à rede municipal
– inclusive representantes dos funcionários e aposentados. Além disso,
participaram das negociações os coordenadores gerais do Sepe, que, como a
própria nomenclatura mostra, são diretores com completo conhecimento da
estrutura da Educação em todo o estado, incluindo as redes municipais e a
estadual.
Em relação à dita “intransigência” da parte do
Sepe de negociar, apenas fazemos uma pergunta: quantas vezes o próprio prefeito
recebeu o sindicato para discutir nesses mais de seis anos de administração?
Respondemos: nenhuma vez. Somente agora, com uma greve forte é que o sindicato
“conseguiu” ser recebido por um representante direto do prefeito, o
vice-prefeito e o chefe da Casa Civil. Dada esta informação, cabe outra
pergunta: quem é, de fato, intransigente?
Domingo: ato unificado na Praia do Leme, às 11h.
Na terça-feira, dia 20, ocorrerá assembleia da rede
municipal, às 10h, no Clube Municipal, na Tijuca. Em seguida, ocorrerá um
protesto em frente à sede da prefeitura, no Centro Administrativo São
Sebastião.
O que a rede
municipal do Rio reivindica:
1 - Reajuste de
19%;
2- Plano de carreira
unificado;
3 - 1/3 da carga
horária para planejamento;
4 – Melhoria das
condições de trabalho nas escolas e creches;
5 - Fim da
meritocracia.
Rede estadual fez
passeata ao Palácio Guanabara
Tal qual a rede municipal do Rio, os
profissionais da rede estadual estão em greve desde o dia 8 e realizaram na
sexta-feira uma passeata do Largo do Machado até o Palácio Guanabara. Um
representante da Casa Civil do estado recebeu a comissão do Sepe no Palácio
Guanabara e confirmou a audiência com a Secretaria Estadual de Educação
(Seeduc), na segunda-feira. O enviado do governo também disse que, na audiência,
serão discutidos, prioritariamente, o corte de ponto dos profissionais em greve,
além da questão do veto do governador Sergio Cabral ao projeto de lei “1
matrícula, 1 escola”. A passeata ocorreu sem incidentes.
O que reivindica a
rede estadual:
1 – Reajuste de
28%;
2 – Melhores
condições de trabalho;
3 – 30 horas
semanais para funcionários;
4 – Democracia nas
escolas – eleição para diretor de escola;
5 – Fim do plano de
metas e do projeto Certificação;
6 – A derrubada do
veto do governador Sérgio Cabral ao artigo do Projeto de Lei 2.200, que garante
uma matrícula de professor em apenas uma escola.
Calendário da rede estadual:
Domingo: ato unificado na Praia do Leme, às 11h.
Segunda (19/08): ato unificado com a Faetc no Leblon, em frente à residência do governador;
Terça (20/08): ato unificado com o município do Rio na prefeitura, à tarde.
sexta-feira
Rede Municipal de Nova Iguaçu - (Divulgando notícias do Sepe)
Boa tarde, pessoal!
O Sepe enviou este ofício (anexo) à secretária de educação informando que a reposição dos dias paralisados está congelada até que o governo atenda as reivindicações da categoria e cumpra com sua promessa.
O Sepe enviou este ofício (anexo) à secretária de educação informando que a reposição dos dias paralisados está congelada até que o governo atenda as reivindicações da categoria e cumpra com sua promessa.
A secretaria se prontificou a estar buscando uma audiência conjunta entre SEMED-PREFEITO-SEPE, na terça-feira. Na quarta-feira estaremos dando informes da audiência e definindo se entramos em greve ou não.Todos precisam estar presentes a assembleia.
Na última assembleia do SEPE Nova Iguaçu realizada em 14/08/2013, a categoria aprovou o CONGELAMENTO da reposição das aulas entre outras deliberações:
- Nova assembleia da categoria com indicativo de greve no dia 21/08 /2013, as 17 h no MAB, sem paralisação;
- Manutenção da Campanha salarial 2013;
- Manutenção da lotação do professor mesmo que sua licença ultrapasse 120 dias;
- Encontro entre os profissionais aposentados da rede com a direção do SEPE no dia 21/08/2013 no PREVINI e REUNIÃO no MAB às 15h antes da assembleia;
- Confecção de um Boletim unificado para balizar as discussões na rede estadual e municipal;
- Instalação da "Tenda da Educação" no paço da prefeitura com o protagonismo da luta dos profissionais aposentados;
- Seminário deformação sobre a MERITOCRACIA na educação no dia 14/09;
- Mutirão para forçar uma audiência com a secretária de Educação no dia 15/08;
- Congelamento da reposição das aulas nas escolas (recurso à votação da assembleia anterior) enquanto não houver avanços nos outros pontos da pauta de reivindicações.
O governo precisa tomar uma atitude e cumprir com as promessas feitas à categoria se quiser completar o calendário letivo de 200 dias.
Já passou da hora do governo nos dar respostas concretas!
Vamos pressionar!
Na última assembleia do SEPE Nova Iguaçu realizada em 14/08/2013, a categoria aprovou o CONGELAMENTO da reposição das aulas entre outras deliberações:
- Manutenção da Campanha salarial 2013;
- Manutenção da lotação do professor mesmo que sua licença ultrapasse 120 dias;
- Encontro entre os profissionais aposentados da rede com a direção do SEPE no dia 21/08/2013 no PREVINI e REUNIÃO no MAB às 15h antes da assembleia;
- Atos de protesto nos desfiles cívicos das URG's e do Centro (organizaremos a dinâmica na próxima assembléia);
- Publicização das denúncias e das ações autoritárias contra a Educação nos meios de comunicação deixando EXPLÍCITA A PROPOSTA MERITOCRÁTICA do governo Bornier que tem sido uma cópia do governo Cabral;- Confecção de um Boletim unificado para balizar as discussões na rede estadual e municipal;
- Instalação da "Tenda da Educação" no paço da prefeitura com o protagonismo da luta dos profissionais aposentados;
- Seminário deformação sobre a MERITOCRACIA na educação no dia 14/09;
- Mutirão para forçar uma audiência com a secretária de Educação no dia 15/08;
- Congelamento da reposição das aulas nas escolas (recurso à votação da assembleia anterior) enquanto não houver avanços nos outros pontos da pauta de reivindicações.
O governo precisa tomar uma atitude e cumprir com as promessas feitas à categoria se quiser completar o calendário letivo de 200 dias.
Já passou da hora do governo nos dar respostas concretas!
Vamos pressionar!
Compartilhe por esse e-mail, coloque o cartaz em seu mural e ligue para o Sepe para tirar possíveis dúvidas:
Sepe Nova Iguaçu: 2669-0265 e 2768-0251
Elaine Pernambuco - Coordenação Geral
Saudações sindicais e abraço fraterno
I Mostra de Artes da FEBF/UERJ e os processos vivenciados em Aulas
"A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são."
Fernando Pessoa
"Cabe ao professor intermediar neste processo de descoberta do sentido do estudo da Arte. Mostrar ao aluno as possibilidades que podemos criar para atuar em diversas situações de nossas vidas, inclusive profissionalmente. Demonstrar como a Arte pode auxiliar na atuação dentro da vida social e em seus mais distintos relacionamentos sempre considerando-se o conhecimento acumulado e trazido pelo aluno".
(Rute Carolina aluna do 5 período de Licenciatura em Pedagogia da UER/FEBF).
(Rute Carolina aluna do 5 período de Licenciatura em Pedagogia da UER/FEBF).
"O ensino de música consiste em práticas que se destinam também construir a teoria e a prática da música, como por exemplo a musicalização, prática instrumental, prática vocal, teoria musical, história da música, percepção auditiva, composição e regência". (Tamyris Pereira do Vale - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
Devemos utilizar a música na escola, como parte do currículo e não somente como uma atividade extracurricular ou um complemento para atividades realizadas com os alunos, como apresentações em datas especiais ou uma mera atividade em sala de aula sem nenhum tipo de compromisso em longo prazo para a formação dos estudantes. (Sara e Graciliete 5.período de Lic em pedagogia UERJ/FEBF).
Devemos utilizar a música na escola, como parte do currículo e não somente como uma atividade extracurricular ou um complemento para atividades realizadas com os alunos, como apresentações em datas especiais ou uma mera atividade em sala de aula sem nenhum tipo de compromisso em longo prazo para a formação dos estudantes. (Sara e Graciliete 5.período de Lic em pedagogia UERJ/FEBF).
"Hoje em dia os professores têm se conscientizado da importância e da dimensão do ensino de arte no Ensino Fundamental" . (Fabrícia 5. período Lic. em Pedagogia da UERJ/FEBF).
"(...) o corpo ainda é visto em muitas escolas como algo separado da mente, e que se encontra a serviço da mente desempenhando técnicas como segurar o lápis, por exemplo. O processo intelectual é o mais valorizado na escola, que também valoriza mais a individualidade do que a convivência em grupo.
"A criação coletiva está no cerne da atividade do jogo teatral, aspecto que é fundamental para o exercício da atividade democrática, importante para formação da consciência crítica dos sujeitos".
(Lays Ramalho - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
(Lays Ramalho - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
"Ao fazer e conhecer arte o aluno percorre trajetos de aprendizagem que propiciam conhecimentos específicos sobre sua relação com o mundo". (Cristiane Domingues da Silva - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
"Diante desta nova forma de pensar o corpo como sendo tudo o que somos, dotado de sensações, de sentidos, sentimentos e tantas outras coisas, e que sendo assim a primeira relação com o conhecimento é uma relação física que depois será traduzida em linguagem, que sendo assim o corpo fundamental na aquisição e apreensão do conhecimento". (Jeniffer da Conceição de araújo - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
"Devemos ter instituições que se preocupem mais na formação total de seu aluno. Nada como a escola para ser o ambiente transformador dessa sociedade padronizada e manipulada, pois, este espaço é o berço da formação humana, os primeiros passos do indivíduo iniciam-se dentro dela". (Tamires Chaves Silveira - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
Tal como a música, as Artes Visuais são linguagens
e, portanto, uma das formas importantes de expressão e comunicação humanas, o que, por si só, justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil, particularmente.(RCNEI/1998).
"O ensino das artes na educação infantil é importante para desenvolver a percepção da criança, além de trabalhar constantemente a capacidade de criação e imaginação delas". (Matheus Alves; Monique Viana - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
O jogo dramático é o campo de aprendizagem na
qual as crianças vivem, aprendem e crescem. É importanteque o adulto
desencadeie situações que tenham ligações com as experiência dos pequenos
alunos. Situações sobretudo lúdicas e seguidas sem pensamentos pré concebidos
pela lógica e exigência do adulto. Não deixando de aceitar as ideias da criança
e sobretudo compartilhar na alegria e na sinceridade o que as mesmas põem
nessas explorações e contribuir para um ambiente desinibido.(Rafaella Faria- curso de licenciatura em Pedagogia).
O professor não deve ser um transmissor de conhecimento e sim um facilitador para que o aluno seja autônomo e sinta-se motivado a também realizar suas próprias criações artísticas, adquirindo novas descobertas no campo da arte ". (Anailza Gomes da Silva; Camila Gomes Machado - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
"Pela falta de recursos, assim com a não-especialização de profissionais na área a fim de atuar enquanto professores, ocorre uma defasagem no ensino - tanto musical quanto no focado em artes, prejudicando o entendimento e a contextualização da(s) disciplina(s)". (Caroline Carvalho de Alencar - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
"A arte não padroniza e é flexível, é caracterizada pela multiplicidade de significados; embora a produção e apreciação artística exijam habilidades para solucionar e relacionar questões propostas pela organização de elementos que compõem as construções da arte". (Bruno da Silva 5. período Lic em Pedagogia - UERJ/FEBF).
"A dança nas escolas necessita de propostas intencionais, sistematizadas e amplas, para que essa linguagem possa efetivamente contribuir para a construção da cidadania". (Cíntia Abreu; Edson Diniz - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
"É possível incluir a musicalidade na vida do alunoe no currículo escolar de modo inovador, pois os orientadores e professores podem criar projetos pedagógicos que utilizem o universo musical para estimular o aprendizado, a convivência em grupo, a busca por conhecimentos e o desejo do aluno de querer absorver novos gostos, através de experiências que a música poderá lhe proporcionar". (Graciliete Rangel e Sara Rodrigues - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
"Alguns professores ao ensinar teatro na educação infantil massificam seus alunos ao ponto de censurar sua liberdade de expressão consistindo em suprimir qualquer tentativa de informação, opiniões e até formas de expressão como certas facetas da arte, obrigam seus alunos a encenar peças, embora não estejam preparados no âmbito psicológico e emocional".
(Thamires de Souza Hernandez Martin - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
TEATRO DE FORMAS ANIMADAS (Sombras em papel cartão e mamulengo feito com meias)
"Alguns professores ao ensinar teatro na educação infantil massificam seus alunos ao ponto de censurar sua liberdade de expressão consistindo em suprimir qualquer tentativa de informação, opiniões e até formas de expressão como certas facetas da arte, obrigam seus alunos a encenar peças, embora não estejam preparados no âmbito psicológico e emocional".
(Thamires de Souza Hernandez Martin - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
Todos os educadores(as), devem estimular seus alunos para que se identifiquem com suas próprias experiências, e animá-los para que desenvolvam, na medida do possível, os conceitos que expressam seus sentimentos, suas emoções e sua própria sensibilidade estética. (Ellen Christine- 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
¨O teatro é uma atividade artística que privilegia a interação social e a ação dos próprios sujeitos, promovendo o desenvolvimento da imaginação e o uso da linguagem. Por isso é necessário que seja presente no contexto escolar como proposta pedagógica que visa assegurar o pleno desenvolvimento das possibilidades do aluno em construir sua identidade cultural e social, contribuindo integralmente para o crescimento cognitivo e afetivo para a vida do aluno para além dos muros da escola." (Fabrícia Santana - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
RELEITURAS DE "O LAVRADOR DE CAFÉ" de Portinari
ARTES VISUAIS NO COTIDIANO ESCOLAR
A individualização em detrimento do conceito de grupo faz com que aja um maior isolamento corporal nas escolas". (Aline Hermínio da Silva - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
" A dramatização na escola possibilita uma melhor compreensão dos conteúdos, além de promover uma socialização, aumento da criatividade, memorização entre outros fatores positivos na construção do conhecimento" ( Gláucia De Oliveira e Jéssica Souza e Silva -Alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia da FEBF/UERJ).
Precisamos de espaços e ambientes que favoreçam a construção da liberdade de movimentos. Temos que considerar ritmos e interesses infantis, afim de permitir que as crianças aprendam a identificar os limites e vontades do corpo. É através do corpo que a criança experimenta o mundo ao seu redor". (Alunos de
Pedagogia FEBF/UERJ -José Carlos e Matheus Cutrim e Cristiane Duart/.
Pedagogia FEBF/UERJ -José Carlos e Matheus Cutrim e Cristiane Duart/.
domingo
Só no ano passado, foram 338 assassinatos decorrentes da homofobia no estado do Rio de Janeiro
Fonte: O Globo
Leia em: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/06/manifestantes-protestam-contra-cura-gay-durante-mais-de-4-horas-no-rio.html
Trecho da matéria:
Para Moreira, a aprovação da lei que criminaliza a homofobia é de fundamental importância para a comunidade LGBT. "Enquanto isso não acontecer, a violência vai continuar. Só no ano passado, foram 338 assassinatos no estado do Rio.
Manifestantes protestam contra 'cura gay' durante mais de 4 horas no Rio
Ato reuniu aproximadamente mil pessoas no Centro da cidade. Concentração foi na Igreja da Candelária e terminou em frente à Câmara.
Leia em: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/06/manifestantes-protestam-contra-cura-gay-durante-mais-de-4-horas-no-rio.html
Trecho da matéria:
Para Moreira, a aprovação da lei que criminaliza a homofobia é de fundamental importância para a comunidade LGBT. "Enquanto isso não acontecer, a violência vai continuar. Só no ano passado, foram 338 assassinatos no estado do Rio.
quinta-feira
Centrais farão paralisações conjuntas em todo o país no dia 11 de julho
As oito centrais sindicais do país se reuniram nesta terça-feira (25), em São Paulo, para anunciar uma decisão histórica: CTB, CUT, UGT, CSB, NCST, CGTB, CSP-Conlutas e FS irão organizar, de maneira conjunta, uma série de paralisações por todo o Brasil no dia 11 de julho, com o propósito de pressionar o governo e o empresariado a aprovar a pauta de reivindicações da classe trabalhadora.
A reunião das oito centrais antecedeu o encontro que seus representantes terão com a presidenta Dilma Rousseff nesta quarta-feira, em Brasília. Para o secretário-geral da CTB, Pascoal Carneiro, foi importante o movimento sindical demonstrar unidade neste momento em que o país tem visto milhões de pessoas saírem às ruas para protestar por mudanças.
“Nosso papel será levantar as bandeiras de luta da classe trabalhadora e incorporar as reclamações das ruas. Nós vemos com bons olhos o que está acontecendo no país e já temos há tempos uma proposta de concreta para que o Brasil se desenvolva”, afirmou o dirigente da CTB, referindo-se à Agenda da Classe Trabalhadora, documento formulado pelas centrais em 2010, durante a segunda Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat).
Luta pela democracia e pelos direitos trabalhistas
Ao encerramento da reunião, as centrais definiram que o 11 de julho será chamado de Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações, a partir do lema “Pelas Liberdades Democráticas e pelos Direitos dos Trabalhadores”.
As lideranças sindicais também definiram nove bandeiras de luta como fundamentais na atual conjuntura. A lista abaixo será entregue à presidenta no encontro desta quarta-feira e ganhará destaque em cada parasalição que será realizada em 11 de julho:
- Fim do fator previdenciário
- 10% do PIB para a Saúde
- 10% do PIB para a Educação
- Redução da Jornada de Trabalho para 40h semanais, sem redução de salários
- Valorização das Aposentadorias
- Transporte público e de qualidade
- Reforma Agrária
- Mudanças nos Leilões de Petróleo
- Rechaço ao PL 4330, sobre Terceirização.
Paralisações
Após a reunião com Dilma, os representantes das centrais voltarão a se reunir nos próximos dias para acertar os detalhes das paralisações que devem parar o Brasil no dia 11 de julho.
Para Pascoal Carneiro, será importante a regionalização dos atos, no sentido de interromper, nem que seja por algumas horas, os principais centros produtivos do país. “Iremos demonstrar nossa capacidade de articulação e contribuir para que essa onda de manifestações tome um rumo progressista, no sentido de trazer melhorias concretas para a classe trabalhadora e de impedir que qualquer movimento antidemocrático ganhe força perante a sociedade”.
Fernando Damasceno – Portal CTB
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