Cinco
cidades da Baixada têm mais de 50% da população analfabeta, apontam números do
IBGE
Dados do Censo 2010, do IBGE, revelam uma triste realidade na Baixada
Fluminense: em cinco cidades, mais de 50% da população com mais de 10 anos é
analfabeta. Japeri lidera o índice: possui 58,33% da população acima de 10 anos
sem instrução ou com nível fundamental incompleto no município. Guapimirim,
Queimados, Belford Roxo e Magé são outras cidades na ponta do ranking. A que
está em melhor situação é Nilópolis, com índice de 35,19% .
Dois
quilômetros e 30 minutos de caminhada. O percurso diário é feito pela dona de
casa Valeriana Lopes dos Santos, de 32 anos, toda vez que vai levar ou buscar os
filhos Lenon, de 7 anos, e Kaio, de 10, na escola municipal do bairro Delamare,
em Japeri. Valeriana não quer para os filhos o futuro que teve: ela interrompeu
os estudos aos 15 anos.
- Estudei até a quarta série porque casei. A vida
de dona de casa não ia me deixar tempo para estudar.
Valeriana vive ainda
com outros dois filhos e com o marido, servente de obras desempregado, numa casa
no bairro Belo Horizonte.
- Os mais velhos, de 12 e 15, já vão sozinhos à
escola. Mas antes eu levava. Não quero que parem de estudar para que eles não
passem o que eu passei. Tudo na vida é o estudo. É importante.
Para ela,
a distância é o motivo da evasão escolar.
- Acho que as pessoas param
porque a escola é longe. Tudo é longe.
Lucineia Rocha, moradora de
Japeri, parou de estudar há 29 anos e só sabe escrever o próprio nome Foto:
Cléber Júnior/ Extra
Políticas de educação são urgentes
Para o
presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira, a melhor estratégia
para evitar números altos de população sem instrução é o combate à evasão
escolar.
- O que deve assustar não é o que está fora da escola, mas quem
está dentro. A preocupação é manter crianças e jovens o maior tempo possível
numa escola boa.
Bertha do Valle, professora da Faculdade de Educação da
Uerj, diz que as políticas de Educação são urgentes.
- Tem muita coisa a
ser feita. O que não justifica é o índice altíssimo de analfabetismo. As
políticas municipais têm que ser revistas.
Em nota, a Prefeitura de
Japeri informou que identifica esses dados e que tem realizado ações como
controle diário da frequência dos alunos. Já o secretário de Belford Roxo, Hélio
Ricardo Porto, anunciou para o segundo semestre o Programa Nacional de
Erradicação do Analfabetismo, que deverá atender 3.750 pessoas. Magé e Queimados
também informaram que preveem políticas contra o analfabetismo. Leia abaixo
todas as notas na íntegra. A secretaria de Educação de Guapimirim não foi não
foi localizada.
Embora tenha reduzido em quase 30 pontos percentuais o
total de pessoas nesse grupo, Japeri lidera a estatística desde o Censo de 2000,
quando chegou a ter 89,55% da população nessa situação. A diarista Lucineia da
Rocha, de 41 anos, que mora com os dois filhos e três netos, também interrompeu
os estudos, mas foi há 29 anos. Ela não chegou a cursar sequer um ano numa
escola particular, da qual nem se recorda.
- Com a morte da minha mãe,
não tinha quem pagasse. Não estudei mais.
Só os netos de Lucineia
estudam. Uma das filhas, de 24 anos, interrompeu os estudos na 8ª série, com 16.
Já a outra, de 19, parou aos 15 anos.
- Eu só sei escrever o meu nome.
Entrei na escola com 12 anos e saí logo depois. Quando vou lá para baixo (Centro
do Rio) trabalhar, fico perdida. Sempre vou de carona com um sobrinho meu -
lamenta a diarista.
Nota da prefeitura de Queimados
O município de
Queimados realiza, desde 2008, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), em parceria
com o MEC, voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa
é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da
escolaridade bem como visa diminuir os índices de analfabetismo em nosso
município. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo município com o
atendimento prioritário as áreas de maior incidência de analfabetos, nos
horários noturno e diurno. A Secretaria Municipal de Educação já realiza estudos
para ampliação deste atendimento possibilitando mais oportunidade de acesso ao
ensino. Desde o início do programa o município de Queimados, através da
Secretaria Municipal de Educação formou 1.630 alunos com o programa.
O
município de Queimados também realiza, desde 2000, o atendimento com a Educação
de Jovens Adultos. O atendimento que o município oferece nesta modalidade de
ensino contempla todos os anos de escolaridade do Ensino Fundamental no
atendimento a jovens a partir de 15 anos completos, adultos e idosos no horário
noturno. A Secretaria Municipal de Educação também realiza estudos e
planejamento para ampliação deste atendimento, com meta de também oferecer este
atendimento no diurno, possibilitando mais oportunidade de acesso de
escolaridade aos nossos munícipes. Este ano a Secretaria Municipal de Educação
atende 1.300 alunos na Educação de Jovens Adultos.
Nota da prefeitura de
Japeri
A Prefeitura de Japeri, através da Secretaria de Educação e
Cultura informa,
Japeri identifica esses dados e reconhece que se trata
de um processo histórico de exclusão social, e a isto está associado algumas
mazelas provenientes deste processo,que precisa ser revertido com ações de curto
e longo prazo.
A SEMEC com os programas e recursos enviados pelo Governo
Federal, procura extrair o máximo de proveito desses investimentos priorizando a
Educação Continuada dos Profissionais de Educação.
O principal objetivo
das formações é refletir sobre as mudanças necessárias e imprescindíveis para
garantir a aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola.
Esta
permanência se dá através do controle diário da frequência, parceria com a
Secretaria de Assistência Social no atendimento prioritário aos alunos da Rede
Municipal, no PETI ( Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), entre
outros.
Somente no ano de 2012, os professores e profissionais da
Educação de todos os segmentos já participaram de diversos cursos entre eles:
Dificuldade de Aprendizagem, Métodos de Avaliação, Construção de Gêneros
Textuais e Aprendizagem Significativa.
A Secretaria Municipal de
Educação, acompanha os índices através dos indicadores oficiais do governo
federal e estes serviram de base para os projetos implementados na
Rede.Inclusive foi através dos indicadores do IBGE que elaboramos o Projeto
Político Pedagógico e as metas de curto, médio e longo prazo no fortalecimento
da alfabetização no município.
Como meta de curto prazo temos investido
no acompanhamento in loco das turmas com baixo rendimento, realizando ações de
intervenção imediata de formação com os professores, com oficinas práticas nas
próprias escolas.
Outra ação de curto prazo desenvolvida são os projetos
de Leitura elaborados pelas unidades escolares, o compromisso da leitura
diária,até mesmo para os bebês que frequentam as creches além da oferta de EJA
diurno para aumentar a possibilidade de acesso ao ensino .
As metas de
médio alcance são o investimento em formações onde direcionamos os temas
conforme as análises realizadas constantemente pelo Departamento Pedagógico. Um
exemplo disso, foi a analise dos indicadores do IBGE de uma quantidade
expressiva de negros e pardos no município. Baseados nestes dados, elaboramos
através do Núcleo Étnico, um programa de Vídeo debates, “Nas Asas da
Igualdade”onde profissionais da Secretaria de Educação, capacitados na área,
desenvolvem com os alunos de segundo segmento discussões sobre racismo e
preconceito.
Outro exemplo de conectividade da Secretaria com a realidade
é que com a advento da Rio Mais Vinte e com a crescente preocupação ecológica, a
Secretaria de Educação em parceria com a UERJ, está capacitando profissionais
para trabalhar a implementação da Agenda 21 Escolar e também elabora projetos de
Educação Ambiental e Agrícola onde uma das ações a ser implementada é o
reflorestamento da mata ciliar do Rio Guandú próxima às escolas
municipais.
Outra meta de médio prazo no fortalecimento das ações de
Alfabetização que estabelecemos é o Projeto de Leitura, que a Secretaria de
Educação realiza com estagiários da Rede Estadual, visitando as escolas e
promovendo a leitura deleite através da contação de histórias.
De longo
prazo temos a futura adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
que inclui além das formações, apoio técnico e financeiro do MEC, uma bolsa para
orientadores de estudo e professores alfabetizadores nos termos da lei
11.273/2006.
Nota Prefeitura de Magé
A
Secretaria de Educação nos informou que tem se informado e acompanha os índices
divulgados e que envolvem a situação do município. Como a nova gestão assumiu a
área em agosto, teve que seguirbo planejamento pré estabelecido para este ano e
válido até o mês de agosto/setembro.
Sendo assim, o órgão já estse
mobilizando para a realização do planejamento educional para ser implantado em
Magé no próximo ano e que já prevê a inclusão de políticas voltadas para o
problema do analfabetismo.
Nota Secretaria estadual de
Educação
Segundo a LDB, a oferta da alfabetização, bem como da Educação
Infantil, é de responsabilidade dos municípios. A rede municipal de Japeri, por
exemplo, atende 8.379 alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste ano,
a Secretaria de Estado de Educação não oferece mais essa etapa de escolaridade
no município. As unidades escolares desse segmento já foram municipalizadas em
2011. No entanto, a Seeduc está atenta aos índices divulgados e tem trabalhado
no sentido de acompanhar, incentivar e fortalecer políticas de promoção e
universalização do ensino na Educação Básica. Nesse sentido, o Governo do
Estado, por meio da Seeduc, vai aderir ao Programa Nacional de Alfabetização na
Idade Certa, do Ministério da Educação, que tem como objetivo a alfabetização em
Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as
crianças das escolas municipais e estaduais urbanas. O Estado deverá fomentar,
coordenar e operacionalizar a adesão dos municípios, entre outras atribuições.
Além disso, acompanhará o trabalho nas redes municipais. A proposta contempla
ações de incentivo à leitura de literatura infantil, formação continuada dos
professores de educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental,
acompanhamento pedagógico em salas de aula e estratégias para promover a
participação das famílias em projetos de leitura. A formação continuada será
presencial, ofertada para todos os docentes das classes de alfabetização, no
período de
2013/2014, com apoio das Universidades
responsáveis pelo PROLETRAMENTO.Paralelamente, Secretaria de Estado de Educação
participa do Programa Brasil Alfabetizado, atuando, em 2012, em unidades
prisionais, quilombos e aldeias indígenas. Ao todo, são 921 alunos atendidos em
9 municípios neste ano (Prisional: Rio de Janeiro, Niterói, Itaperuna, Japeri,
Magé, Volta Redonda e Campos dos Goytacazes / Quilombo: Campos dos Goytacazes /
Indígena: Paraty e Angra dos Reis). A duração é de 8 meses de estudos. Na
Baixada Fluminense, são 13 turmas em Japeri, e cinco turmas em Magé, com cerca
de 15 alunos cada.
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http://extra.globo.com/noticias/rio/baixada-fluminense/cinco-cidades-da-baixada-tem-mais-de-50-da-populacao-analfabeta-apontam-numeros-do-ibge-5443703.html#ixzz20Mvpueybhttp://extra.globo.com/noticias/rio/baixada-fluminense/cinco-cidades-da-baixada-tem-mais-de-50-da-populacao-analfabeta-apontam-numeros-do-ibge-5443703.html