terça-feira

Calendário de pagamento dos servidores da rede estadual do RJ 2014

Fonte: Jornal Extra



 Djalma Oliveira

O governo do estado divulgou, nesta sexta-feira, as datas de pagamento dos cerca de 460 mil servidores públicos para 2014. O sistema será o mesmo dos últimos anos, com as pensionistas recebendo no mesmo mês de referência. Os salários dos inativos sairão no primeiro dia útil do mês seguinte e os dos ativos, no segundo. O cronograma foi feito em conjunto pelas secretarias estaduais de Planejamento e de Fazenda.
O depósito do 13º salário também será semelhante ao deste ano. Quem ganha até R$ 950 receberá o abono integral em 31 de julho. Para os funcionários com salários acima desse valor, o pagamento será feito em duas parcelas, nos dias 31 de julho e 17 de dezembro.

 

quarta-feira

Peça teatral: O evangelho segundo Dona Zefa


Histórias de Dona Zefa, artesã e contadora de “causos", no palco do Teatro Maria Clara Machado até 15 de dezembro! 

O nordeste da seca braba, dos milagres de Padre Cícero e de Antônio Conselheiro; da saga do cangaceiro Lampião e seu bando, ganham o palco do Teatro Maria Clara Machado no espetáculo ‘O Evangelho Segundo Dona Zefa’, que reestreia dia 28 de novembro, em curta temporada. Com texto e direção de Zeca Ligiéro, a peça conta as histórias vivenciadas pela contadora de "causos", ceramista e escultora em madeira Josefa Alves dos Reis. O autor reinventa Dona Zefa nos palcos a partir de uma pesquisa desenvolvida ao longo de cinco anos e mais de 20 horas de gravações de vídeo na cidade de Araçuaí, Minas Gerais. Em cena, a pesquisadora e atriz Marise Nogueira é acompanhada dos músicos Rachel Araújo e Chico Rota, que assina a direção musical. Edu Krieger compôs a trilha original do espetáculo. 

TEATRO MARIA CLARA MACHADO
Av Padre Leonel França, 240 Gávea
55 21 2274-7722
Classificação indicativa: Livre
Duração: 80 minutos
Ingressos: 30,00


domingo

SOBRE MERITOCRACIA - Texto recente de Diane Ravitch, que foi uma das grandes responsáveis pelas políticas de ranqueamento de escolas nos Estados Unidos e, depois de analisar os resultados dessas políticas, tornou-se uma grande crítica das mesmas.

Por que nós ranqueamos e taxamos alunos, professores e escolas?

Por Diane Ravitch
(tradução livre para o Rizomas)
Estive pensando ultimamente por que estamos tão obcecados dando a cada aluno, cada professor e cada escola um ranking, classificação e/ou série.
Parece-me que estamos a pensar em crianças, professores e escolas da mesma maneira que nós pensamos sobre equipes esportivas. Em cada liga, há vencedores e perdedores.
Mas se pensarmos a educação como uma cultura que é muito diferente da de uma liga esportiva competitiv
a, então a imagem e as perguntas mudam.
E se pensamos em escolas como se elas 
fossem semelhantes às famílias?
Então, nós podemos trabalhar para desenvolver culturas escolares que são colaborativas e solidárias. Queremos ter certeza de que aqueles com as maiores necessidades têm os recursos de que necessitam. Gostaríamos de parar de pensar em vencedores e perdedores (e "corrida para o topo") e em vez disso pensar sobre o pleno desenvolvimento do potencial de cada ser humano.
É uma mudança de paradigma, certamente. Mas o atual paradigma de classificação, avaliação e classificação acaba por desmoralizar crianças, professores e escolas.
Temos de pensar e agir de forma diferente. Se o fizermos, não só teremos melhores escolas, mas uma sociedade melhor, onde as pessoas se ajudam umasàs outras em vez de encontrarem uma maneira de vencer os seus concorrentes.Deixe o concurso para o campo dos esportes; guarde-o para as arenas em que se justifica.
Pense em cada criança como um ser humano precioso, 
único. Pense nos professores como profissionais, que devemestar bem preparados, com apoio e a autonomia para decidirem o que funciona melhor em suas salas de aula. E valorize a escola de cada comunidade como uma instituição de valor inestimável e insubstituível, que é central para a comunidade e essencial para a nossa democracia.


Tradução livre do texto “Why Do We Rank and Rate Students, Teachers, and Schools?", de Diane Ravitch, que pode ser encontrado no seu blog:

terça-feira

Profissionais da rede estadual que atuam em N. Iguaçu em caravana do Sepe à Brasília


Uma caravana de cinco ônibus com profissionais de educação partiu ontem à tarde (21/10) em direção à Brasília. O objetivo  foi acompanhar a audiência de conciliação marcada pe-lo SupremoTribunal Federal (STFpara a terçadia 22/10, entre o Sepe e o governo.






Veja o texto da página do STF: 



Foi homologado hoje no Supremo Tribunal Federal (STF) um acordo entre representantes dos professores da rede pública do Rio de Janeiro e dos governos estadual e municipal estabelecendo termos para o encerramento da greve da categoria. O acordo foi realizado na Reclamação (RCL) 16535, de relatoria do ministro Luiz Fux, em que o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE-RJ) questionava decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que autorizava o corte do ponto dos profissionais que aderiram à greve.
O ministro Luiz Fux, em 15 de outubro, suspendeu liminarmente a decisão do TJ-RJ e convocou a audiência de conciliação entre representantes dos professores e da administração pública. Realizada nesta terça-feira (22), a audiência resultou em um acordo, em que os representantes do sindicato se comprometeram a levar a proposta de encerramento da greve para aprovação em assembleia da categoria até quinta-feira, e retornar ao trabalho em seguida. Os governos estadual e municipal, por sua vez, se comprometeram a não cortar os dias parados e devolver os descontos já efetuados nos salários, desde que os dias sejam repostos pelos professores, e a criar grupos de trabalho para discutir questões administrativas pendentes, como carga horária e lotação. Não houve previsões relativas a reajuste salarial e plano de cargos e salários.

“O ministro Luiz Fux fez um movimento muito positivo com relação às duas greves, tanto no Estado como no município”, afirmou a representante do SEPE-RJ, Ivanete da Conceição Silva. A iniciativa da conciliação também foi bem recebida pelos representantes do município e do estado. Segundo Luiz Fux, a negociação faz parte de uma estratégia de solução de conflitos que otimiza o relacionamento social, e pode ser adotada em certas situações. “Nesse caso específico havia um processo submetido à apreciação do STF que gravitava em torno de uma causa social muito relevante, então resolvemos trazer as partes e negociar uma conciliação. Graças ao empenho dos governos estadual, municipal e do sindicato, chegamos a um bom termo”, afirmou.
FT/AD




VEJA O QUE FOI DISCUTIDO NA AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO DO STF ONTEM (DIA 23)
Fonte: SEPERJ

Sobre a audiência de conciliação realizada até o final da noite de ontem, no STF, em Brasília, o Sepe informa àcategoria:


.A audiência foi um fato inédito no âmbito do Supremo Tribunal Federal e só foi possível porque o Sepe-RJ recorreu dadecisão do TJ em relação ao corte de ponto da Rede Estadual. Assim, o Ministro Luiz Fux entendeu por bem chamartambém o Município do Rio de Janeiro por conta da comoção social que a greve causou.


.No caso da rede estadual , a liminar que o Ministro concedeu suspenderia o corte de ponto até hoje, e, não havendo oacordo, o corte de ponto seria julgado pelo pleno do STF.


. No caso do Município não há decisão nesse sentido , valendo até o presente momento, a decisão da Presidente do TJ ,Dra Leila Mariano, que deu ganho de causa ao Município, mantendo a votação do plano de carreira e o corte de ponto dacategoria.


Os acordos firmados estabelecem a apreciação e aprovação dos mesmos pelas assembleias das respectivas redes para suaefetivação.


. Nos dois acordos assinados, foram suspensas todas as ações punitivas como corte de ponto, inquéritos administrativosda greve e descontos já feitos.


.Também avançaram em grupos de trabalhos em relação a pontos da pauta de reivindicações das duas redes.

. Apesar da intransigência dos governos em determinados pontos, como no caso do plano de carreira da rede municipal e do reajuste do estado (para esse ano ainda), conseguimos abrir caminhos para a continuidade das discussões em relação a esses pontos .

.O debate será longo e a luta é permanente. Cumprimos mais uma etapa. Vamos avaliar os acordos assinados sempre tendo em conta que a palavra final é da categoria em assembleia e que deixamos isso firmado diante de todos no STF.


. Por último foi firmado o compromisso de retirada das multas do sindicato sobre os dias de greve, resguardando a representatividade da categoria através de seu sindicato-o SEPE.

. Todos às assembleias da rede estadual e municipal nos dia 24 e 25 de outubro respectivamente. Vamos decidir juntos os rumos da nossa luta.

. Para maiores detalhes, o sindicato solicita que a categoria compareça às assembleias das redes estadual (nesta quinta, às 14h, no Clube Municipal) e municipal (sexta-feira, 13h, local a confirmar). Nestas plenárias, os profissionais poderão avaliar os resultados da audiência e decidir os rumos da nossa mobilização.
Grifo nosso:
Mas atenção!!!!
Pessoal, teremos assembleia na quinta-feira. Participem!