"A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são."
Fernando Pessoa
"Cabe ao professor intermediar neste processo de descoberta do sentido do estudo da Arte. Mostrar ao aluno as possibilidades que podemos criar para atuar em diversas situações de nossas vidas, inclusive profissionalmente. Demonstrar como a Arte pode auxiliar na atuação dentro da vida social e em seus mais distintos relacionamentos sempre considerando-se o conhecimento acumulado e trazido pelo aluno".
(Rute Carolina aluna do 5 período de Licenciatura em Pedagogia da UER/FEBF).
(Rute Carolina aluna do 5 período de Licenciatura em Pedagogia da UER/FEBF).
"O ensino de música consiste em práticas que se destinam também construir a teoria e a prática da música, como por exemplo a musicalização, prática instrumental, prática vocal, teoria musical, história da música, percepção auditiva, composição e regência". (Tamyris Pereira do Vale - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
Devemos utilizar a música na escola, como parte do currículo e não somente como uma atividade extracurricular ou um complemento para atividades realizadas com os alunos, como apresentações em datas especiais ou uma mera atividade em sala de aula sem nenhum tipo de compromisso em longo prazo para a formação dos estudantes. (Sara e Graciliete 5.período de Lic em pedagogia UERJ/FEBF).
Devemos utilizar a música na escola, como parte do currículo e não somente como uma atividade extracurricular ou um complemento para atividades realizadas com os alunos, como apresentações em datas especiais ou uma mera atividade em sala de aula sem nenhum tipo de compromisso em longo prazo para a formação dos estudantes. (Sara e Graciliete 5.período de Lic em pedagogia UERJ/FEBF).
"Hoje em dia os professores têm se conscientizado da importância e da dimensão do ensino de arte no Ensino Fundamental" . (Fabrícia 5. período Lic. em Pedagogia da UERJ/FEBF).
"(...) o corpo ainda é visto em muitas escolas como algo separado da mente, e que se encontra a serviço da mente desempenhando técnicas como segurar o lápis, por exemplo. O processo intelectual é o mais valorizado na escola, que também valoriza mais a individualidade do que a convivência em grupo.
"A criação coletiva está no cerne da atividade do jogo teatral, aspecto que é fundamental para o exercício da atividade democrática, importante para formação da consciência crítica dos sujeitos".
(Lays Ramalho - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
(Lays Ramalho - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
"Ao fazer e conhecer arte o aluno percorre trajetos de aprendizagem que propiciam conhecimentos específicos sobre sua relação com o mundo". (Cristiane Domingues da Silva - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
"Diante desta nova forma de pensar o corpo como sendo tudo o que somos, dotado de sensações, de sentidos, sentimentos e tantas outras coisas, e que sendo assim a primeira relação com o conhecimento é uma relação física que depois será traduzida em linguagem, que sendo assim o corpo fundamental na aquisição e apreensão do conhecimento". (Jeniffer da Conceição de araújo - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
"Devemos ter instituições que se preocupem mais na formação total de seu aluno. Nada como a escola para ser o ambiente transformador dessa sociedade padronizada e manipulada, pois, este espaço é o berço da formação humana, os primeiros passos do indivíduo iniciam-se dentro dela". (Tamires Chaves Silveira - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
Tal como a música, as Artes Visuais são linguagens
e, portanto, uma das formas importantes de expressão e comunicação humanas, o que, por si só, justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil, particularmente.(RCNEI/1998).
"O ensino das artes na educação infantil é importante para desenvolver a percepção da criança, além de trabalhar constantemente a capacidade de criação e imaginação delas". (Matheus Alves; Monique Viana - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
O jogo dramático é o campo de aprendizagem na
qual as crianças vivem, aprendem e crescem. É importanteque o adulto
desencadeie situações que tenham ligações com as experiência dos pequenos
alunos. Situações sobretudo lúdicas e seguidas sem pensamentos pré concebidos
pela lógica e exigência do adulto. Não deixando de aceitar as ideias da criança
e sobretudo compartilhar na alegria e na sinceridade o que as mesmas põem
nessas explorações e contribuir para um ambiente desinibido.(Rafaella Faria- curso de licenciatura em Pedagogia).
O professor não deve ser um transmissor de conhecimento e sim um facilitador para que o aluno seja autônomo e sinta-se motivado a também realizar suas próprias criações artísticas, adquirindo novas descobertas no campo da arte ". (Anailza Gomes da Silva; Camila Gomes Machado - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
"Pela falta de recursos, assim com a não-especialização de profissionais na área a fim de atuar enquanto professores, ocorre uma defasagem no ensino - tanto musical quanto no focado em artes, prejudicando o entendimento e a contextualização da(s) disciplina(s)". (Caroline Carvalho de Alencar - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
"A arte não padroniza e é flexível, é caracterizada pela multiplicidade de significados; embora a produção e apreciação artística exijam habilidades para solucionar e relacionar questões propostas pela organização de elementos que compõem as construções da arte". (Bruno da Silva 5. período Lic em Pedagogia - UERJ/FEBF).
"A dança nas escolas necessita de propostas intencionais, sistematizadas e amplas, para que essa linguagem possa efetivamente contribuir para a construção da cidadania". (Cíntia Abreu; Edson Diniz - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
"É possível incluir a musicalidade na vida do alunoe no currículo escolar de modo inovador, pois os orientadores e professores podem criar projetos pedagógicos que utilizem o universo musical para estimular o aprendizado, a convivência em grupo, a busca por conhecimentos e o desejo do aluno de querer absorver novos gostos, através de experiências que a música poderá lhe proporcionar". (Graciliete Rangel e Sara Rodrigues - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
"Alguns professores ao ensinar teatro na educação infantil massificam seus alunos ao ponto de censurar sua liberdade de expressão consistindo em suprimir qualquer tentativa de informação, opiniões e até formas de expressão como certas facetas da arte, obrigam seus alunos a encenar peças, embora não estejam preparados no âmbito psicológico e emocional".
(Thamires de Souza Hernandez Martin - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
TEATRO DE FORMAS ANIMADAS (Sombras em papel cartão e mamulengo feito com meias)
"Alguns professores ao ensinar teatro na educação infantil massificam seus alunos ao ponto de censurar sua liberdade de expressão consistindo em suprimir qualquer tentativa de informação, opiniões e até formas de expressão como certas facetas da arte, obrigam seus alunos a encenar peças, embora não estejam preparados no âmbito psicológico e emocional".
(Thamires de Souza Hernandez Martin - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
Todos os educadores(as), devem estimular seus alunos para que se identifiquem com suas próprias experiências, e animá-los para que desenvolvam, na medida do possível, os conceitos que expressam seus sentimentos, suas emoções e sua própria sensibilidade estética. (Ellen Christine- 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
¨O teatro é uma atividade artística que privilegia a interação social e a ação dos próprios sujeitos, promovendo o desenvolvimento da imaginação e o uso da linguagem. Por isso é necessário que seja presente no contexto escolar como proposta pedagógica que visa assegurar o pleno desenvolvimento das possibilidades do aluno em construir sua identidade cultural e social, contribuindo integralmente para o crescimento cognitivo e afetivo para a vida do aluno para além dos muros da escola." (Fabrícia Santana - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
RELEITURAS DE "O LAVRADOR DE CAFÉ" de Portinari
ARTES VISUAIS NO COTIDIANO ESCOLAR
A individualização em detrimento do conceito de grupo faz com que aja um maior isolamento corporal nas escolas". (Aline Hermínio da Silva - 5º período de Pedagogia FEBF/UERJ).
" A dramatização na escola possibilita uma melhor compreensão dos conteúdos, além de promover uma socialização, aumento da criatividade, memorização entre outros fatores positivos na construção do conhecimento" ( Gláucia De Oliveira e Jéssica Souza e Silva -Alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia da FEBF/UERJ).
Precisamos de espaços e ambientes que favoreçam a construção da liberdade de movimentos. Temos que considerar ritmos e interesses infantis, afim de permitir que as crianças aprendam a identificar os limites e vontades do corpo. É através do corpo que a criança experimenta o mundo ao seu redor". (Alunos de
Pedagogia FEBF/UERJ -José Carlos e Matheus Cutrim e Cristiane Duart/.
Pedagogia FEBF/UERJ -José Carlos e Matheus Cutrim e Cristiane Duart/.